Torta com Rosetas de Vegetais e recheio de queijo

Rosetas de vegetais cobrindo uma torta crocante recheada com queijo, esse prato pode virar um almoço leve e vegetariano ou um jantar de fazer bonito na mesa.

torta de vegetais

E quando eu vi a versão original dessa receita a primeira coisa na qual eu pensei foi a torta ratatouille. A segunda foi a torta primavera. Fiquei encantada com a ideia das rosetas de vegetais na cobertura, mas fiquei pensando se não seria uma receita muito parecida com as que já tinham aparecido por aqui.

Acabou que o resultado é bem diferente das outras duas, muito por conta do recheio de queijo dessa e da ausência de qualquer recheio nas outras. E a cobertura também acabou ficando ligeiramente diferente. Primeiro porque nessa torta acabei usando a batata baroa, que nunca tinha usado em uma receita dessas. E segundo porque o modo de montar as fitas de vegetais influencia em como eles vão assar. Na torta primavera a cenoura acaba ficando mais molinha, enquanto nessa as rosetas acabam ficando mais crocantes. Imagino que a distância entre cada roseta, por menor que seja, acaba ajudando o ar a circular mais e tudo fica mais firme.

torta de queijo e vegetais

Então fica a dica: fazer essas rosetas de vegetais dá muito trabalho, mas vale a pena. E mais uma dica: não precisa usar todos os vegetais que eu usei, pode usar só que você goste, ou apenas um também. E recheio de queijo também aceita variações, eu mesma ignorei o parmesão pedido na original. Agora, a mudança mais essencial mesmo foi a massa: a original usa massa folhada pronta e eu preferi uma massa amanteigada mais simples e caseira.

Dito tudo isso a dica final: não se preocupe em fazer rosinhas perfeitas com cada fatia de cada vegetal. No fim das contas com um monte delas uma do lado da outra a visão do conjunto fica bonita, independente da perfeição de cada uma delas individualmente.

Atualização: esse post é de 2019, mas em 2022 resolvi gravar um novo vídeo com o passo a passo dessa torta. E a grande mudança é muito mais na forma como gravamos os vídeos, que acho mais didática hoje, do que na torta em si. Por isso mesmo resolvi não mexer no texto acima. Pra versão do vídeo, e das fotos novas que agora ilustram o post, a única diferença na receita foi a ausência da baroa. Tanto a berinjela quando a abobrinha que eu tinha eram bem grandes, e acabei não precisando da baroa. Não senti muita falta dela no meio das rosetas de vegetais. Então assim, se você adora o sabor dela, vale colocar. Mas se não faz muita questão, ela também não fez muita diferença. E claro, a dica anterior de usar a combinação de vegetais que você achar mais gostosa continua sendo válida!

torta rosetas de vegetais

Torta com rosetas de vegetais – original aqui

3 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher chá de sal
1 pitada de pimenta do reino
100g de manteiga bem gelada em cubinhos
1 ovo
cerca de 10 colheres sopa de água bem gelada

Em uma tigela misture a farinha com os temperos e a manteiga, esfarelando e amassando até conseguir uma farofa seca. Acrescente o ovo e comece a acrescentar a água, misturando bem. Vá adicionando a água bem aos poucos e vá apertando a massa até conseguir que ela fique coesa. Não adicione mais água do que o necessário pra massa montar, e não sove a massa. Com ela pronta, enrole em plástico e leve para a geladeira por pelo menos 30min.

Passado esse tempo abra a massa em uma superfície enfarinhada. Forre uma forma redonda, com cerca de 20-25cm de diâmetro, com a massa. Aperte bem a massa na forma para que ela não encolha; corte o excesso de massa e enfeite a borda como preferir. Cubra com papel manteiga e coloque pesos por cima do papel; eu uso pedras que eu separei só pra isso, mas bolinhas de cerâmica ou algum grão seco (arroz, feijão, etc) também funcionam. E leve para o forno a 200C por 30min.

350g de ricota
100g de mussarela
2 ovos
1 pitada de noz moscada
2 colheres sopa de azeite
1 colher sopa de orégano

Desfie a ricota com um garfo até não ter nenhum pedaço grande. Junte os demais ingredientes e misture tudo muito bem. Deixe na geladeira até a hora de usar.

1 berinjela
1 cenoura
1 batata baroa
1 abobrinha

Lave muito bem os vegetais, descasque a cenoura e a baroa se você tiver o costume, e faça fatias muito finas com todos eles. Você pode usar um descascador de legumes como eu fiz, mas fica bem mais fácil com um mandolim.

Azeite
Sal

Retire a massa do forno e retire os pesos e o papel. Espalhe a mistura de queijo sobre o fundo da massa. Enrole uma fatia de vegetal e coloque o rolinho de pé sobre o queijo. Repita até cobrir todo o recheio com as rosetas de vegetais. Regue tudo com azeite a gosto e salpique um pouco de sal sobre os vegetais. Leve de volta para o forno a 200C até que a borda da massa doure e os vegetais pareçam cozidos. Essa torta pode ser servida tanto quente quanto fria.

—————————–
Em 2015: Screwdriver