Tarallucci de limão – biscoito ou bolinho

Tarallucci é um tipo de biscoito italiano e esses são aromatizados com limão e cobertos com uma calda doce e azeda ao mesmo tempo!

tarallucci

A primeira vez que vi esse tipo de biscoito foi justamente com a receita da Marisa que inspirou esse post. Só depois fui pesquisar os tais tarallucci e descobri que esse nome vale também pra umas rosquinhas muito parecidas com as rosquinhas de nata daqui de Minas. As rosquinhas parecem bem gostosas, mas esse híbrido entre um bolinho e um biscoito foi o que realmente me deixou curiosa.

É que é um biscoito. Mas ele é fofinho, então parece sim um bolinho de limão. Então eu não sei muito bem como me referir a eles. E por isso ficaram como tarallucci. Na falta de um nome certinho em português fico com o nome original mesmo. E com o nome resolvido, ficam poucas coisas pra decidir.

tarallucci

A massa leva creme de leite. E eu entendo alguém não querer abrir uma caixa ou lata só pra usar 2 colheres. Então dá sim pra usar leite, a massa talvez fique um pouquinho só mais seca e parecida com um biscoito. A outra mudança possível é o limão. Como é bem comum em receitas do hemisfério norte é o limão siciliano que é usado. E como é bem comum aqui em casa, nunca tem limão siciliano. Então fui de tahiti, e a verdade é que dá pra usar o que você quiser. Eu imagino que com o capeta (cravo? rosa?) fique super aromático também. E pra ser sincera eu imagino que até com mexerica deve ficar bom…

tarallucci

Tarallucci de limão – original aqui

2 xícaras de farinha de trigo
1 colher chá de fermento em pó
1 pitada de sal
2 ovos
1/3 xícara de açúcar
1/4 xícara de óleo
2 colheres sopa de creme de leite*
1 colher sopa de raspas de limão**
1 colher sopa de suco de limão

*usei de caixinha mas pode ser qualquer tipo
**usei o tahiti mas também pode ser qualquer variedade

Misture a farinha com o fermento e o sal e reserve. Em outra vasilha bata o açúcar com os ovos. Vá acrescentando os demais ingredientes e continue batendo até todos os outros ingredientes estarem integrados em um creme homogêneo. Então comece a adicionar a mistura de farinha e vá misturando delicadamente. A massa fica mais firme do que massa de bolo mas meio pegajosa; tipo de pão de queijo.

Transfira para uma bancada enfarinhada e divida em 20 partes iguais. Se necessário polvilhe tudo com farinha para não ficar grudando. Com cada pedaço de massa faça um cordão da espessura de 1 dedo. Dê um nó no cordão e esconda as pontas por baixo desse nó, formando um biscoitinho. Transfira todos para assadeiras enfarinhadas ou forradas com papel manteiga. Então leve para assar a 180C por uns 20min ou até o fundo dourar.

Cobertura – opcional

1 xícara de açúcar de confeiteiro
cerca de 2 colheres sopa de suco de limão

Misture o limão no açúcar aos poucos, até conseguir uma calda grossa. Mergulhe cada tarallucci, já frio, nessa calda e deixe em uma grade para que o excesso de calda escorra e ela seque.

Se usar a calda não guarde os biscoitos em uma lata para que ela não mele.

——————————
Em 2014: Pão de Abóbora
Em 2015: Pato com Laranja
Em 2016: Quase Magali
Em 2019: Lamingtons