Pastel de Brigadeiro com massa de chocolate

Pastel de brigadeiro feito com massa caseira de chocolate bem simples. E claro, algumas ideias de variações!

pastel de brigadeiro

Então, essa receita eu conheci com o nome de ravióli de chocolate, no site da Casa e Jardim. Só que pra mim ravióli é cozido; se frita automaticamente a minha cabeça transforma em pastel. Então chamemos de pastel de chocolate.

Eu não precisei modificar a receita, só a textura da massa que sempre varia por conta da farinha mesmo. E eu tenho certa resistência em publicar receitas que eu fiz praticamente igual a original (com exceção pra receitar estrangeiras que eu acho bom traduzir). Mas essa eu fiz questão porque eu tava jurando que o trem ia dar errado. Quando li achei as instruções simples demais, com cara de parece fácil mas só encarnando 5 gerações de cozinheiras pra conseguir…

Só que na verdade é facinho facinho. A única parte mais chatinha é abrir a massa no rolo, porque ela é mais seca e bem firme. Mas dá pra fazer, como eu mostro no vídeo. Eu gosto de dividir a massa em duas partes, começar trabalhando com uma até ela cansar e começar a voltar quando abro. Então deixo descansando coberta com um pano e passo a trabalhar com a outra metade, até ela cansar também. E aí volto pra primeira metade, e vou nesse vai e vem de massa até abrir tudo tão fininho quanto eu gosto.

E quanto mais fininha  a massa, mais gostoso o pastel. Então é bom deixar bem fininha mesmo.

pastel de brigadeiro

Uma coisa só quanto a massa. Não acho boa ideia trocar o chocolate em pó por achocolatado, que tem muito mais açúcar. Como essa é a parte da receita que vai ficar justamente em contato com o óleo quente não acho boa ideia aumentar muito a taxa de açúcar pra não caramelizar demais. Já pra quem quiser trocar por cacau, pode, mas a massa já é sem doce então cuidado pra não ficar amarga demais. Ou, você pode misturar cacau com açúcar, meio a meio, pra conseguir o mesmo resultado do chocolate em pó.

E, como sempre, o recheio é uma sugestão né. Eu sei que pastel de brigadeiro imediatamente pede recheio de brigadeiro. Mas dá pra usar essa massa com outros recheios como brigadeiro branco ou Nutella, por exemplo.

Por fim, uma dica pra quem ficou com preguiça de modelar um monte de pasteis: fritar a massa pura, cortada em tiras e servir com brigadeiro molinho. Bom demais!

pastel de brigadeiro

 

pastel de brigadeiro

Pastel de Brigadeiro

Ingredientes
  

  • 1 1/2 xícara farinha de trigo
  • 2 colheres sopa chocolate em pó *
  • 2 ovos
  • 1/2 lata leite condensado
  • 50 g chocolate meio amargo picado

Instruções
 

  • Cozinhe o leite condensado com o chocolate picado até formar um brigadeiro. Deixe esfriando na geladeira, ou faça na noite anterior e deixe fora da geladeira.
  • Misture a farinha com o chocolate em pó. Acrescente os ovos e misture até conseguir uma massa coesa e possível de ser sovada. Se a massa estiver muito seca não acrescente água diretamente. Vá molhando as mãos e sovando até toda a farinha ser incorporada.
  • Sove a massa até ela ficar lisa e elástica. Cubra com a própria vasilha e deixe descansar cerca de 20min para que a massa relaxe um pouco.
  • Divida a massa em duas metades e abra cada uma em uma tira bem fina, com equipamento próprio para massa caseira, ou com um rolo simples mesmo. Se a massa tiver voltando depois de abrir, deixe descansar alguns minutos, coberta com um pano, e volte a abrir depois.
  • Quando a massa estiver bem fina, corte no formato que preferir, recheie com o brigadeiro e feche bem. Aperte bem a massa e depois sele apertando um garfo nas bordas.
  • Frite em óleo quente e deixe escorrendo em uma peneira de metal ou num papel toalha.

Notas

* dá pra trocar por 1 colher de cacau e 1 colher de açúcar

 

 

Salvar

Salvar