Arroz doce com leite de coco caseiro

Arroz doce com leite de coco pra quem não pode, ou não quer, com leite de vaca, e mais algumas ideias sobre fazer arroz doce.

arroz doce com leite de coco

Essa receita nasceu de uma pergunta simples de um amigo: “dá pra fazer o arroz doce sem leite?”. E, depois do instintivo “nunca vai ficar igual”, parei pra pensar se precisava mesmo ficar igual. Porque não, esse arroz doce com leite de coco não é idêntico ao tradicional; não vou te enganar dizendo que você nem vai ver a diferença. Vai sim, na textura e no sabor. Mas será que isso é um problema?

Eu posso e gosto de consumir leite de vaca, mas quem não pode (ou não quer por vários motivos) tem que ficar sem esse doce? É claro que não, né. A ideia por trás do Cozinha Roman, desde o seu início, é adaptar receitas, torná-las possíveis pra casa de todo mundo. Então sim, dá pra fazer arroz doce sem leite de vaca. Hoje é arroz doce com leite de coco, porque é o que mais agrada ao meu paladar. Ainda preciso testar com outros leites vegetais, mas se você já conhece, por favor me conte nos comentários!

arroz doce com leite de coco

E por falar em paladar, ele é o motivo principal para não usar leite de coco industrializado. No primeiro teste, em pequena quantidade, usei uma garrafinha pequena de leite de coco. Comprei o que tinha menos aditivos e até que gostei do sabor final. Mas na hora de fazer a versão dessas fotos usei o leite caseiro, e a diferença é gritante. O sabor do leite caseiro é muito mais suave e o doce acaba ficando muito mais gostoso. Então é claro que dá pra fazer com o comprado pronto, principalmente se essa é sua única opção. Mas se puder, compre um coco e faça o leite em casa.

Se você não sabe o que fazer com aquela puinha de coco que sobra da produção do leite, aqui tem receita de um pão bem gostoso e fácil.

E faltou falar da textura do doce né? Ele fica mais leve que o tradicional, embora continue cremoso. Pra quem conhece, é a mesma diferença de um flan para um pudim. E pra esquentar é a mesma coisa do arroz doce comum: põe na panela, coloca um pouco de água, ou leite de coco, e deixa esquentar. Isso é claro se sobrar alguma coisa pra ir pra geladeira…

Pensando nessa combinação de sabores, lembrei que existe uma versão salgada de arroz com coco. Aqui no Cozinha não tem receita, mas tem essa do Tão Simples pra quem interessar.

Arroz doce com leite de coco

1 coco em pedaços
4 xícaras de água quente
1 xícara de arroz
4 xícaras de água fria
2 xícaras de açúcar
1 pedaço de canela
2 cravos
raspas de laranja – ou um pedaço de casca sem a parte branca

Junte o arroz com a água fria em uma panela grande e leve ao fogo médio para cozinhar.
Enquanto isso prepare o leite de coco batendo no liquidificador os pedaços de coco com a água quente. Se no seu liquidificador não couber faça em duas partes que não tem problema. Triture muito bem os pedaços de coco e então coe. É mais fácil coar com um pano de fazer queijo, mas eu uso um voal que deixo só pra isso e funciona bem também. Reserve o “leite” coado e guarde a “puinha” de coco para outra receita.

Quando o arroz já estiver macio, tendo a água secado toda ou não, acrescente o leite de coco, o açúcar e as especiarias. Se você quiser deixar a laranja na hora de servir, use as raspas; se você preferir retirar use o pedaço de casca. Agora é deixar o doce cozinhar, a água evaporar e o caldo engrossar. Não precisa mexer direto mas fique de olho porque a espuma sobe. Sirva ainda quentinho ou gelado, com ou sem canela em pó por cima.

——————————
Em 2015: Biscoito Champanhe
Em 2016: O quentão da vó