Abóbora com farofa de fubá #cozinhajunina

Farofa de fubá aromática e crocante cobrindo abóboras assadas e também bem aromáticas pra fazer o primeiro crumble salgado dessa cozinha!

abóbora com farofa de fubá

Aliás, o nome original dessa receita é Crumble de Abóbora, mas eu tô realmente tentando evitar nomes estrangeiros que não sejam muito familiares. De qualquer forma, pra quem não conhece um crumble, ele é um recheio macio e assado sobre uma cobertura de farofa que pode ou não formar uma massinha depois de assada. Normalmente é uma receita doce, feita com frutas assadas junto de açúcar e algumas especiarias, e coberta com uma farofa que normalmente contem aveia mas pode ter até castanhas e nozes no meio.

Eu já tinha ouvido falar em crumbles salgados, mas só quando vi essa receita no livro Minha Cozinha em Paris do David Lebovitz que realmente animei a fazer um. E o que me animou foi a farofa de fubá. Aqui em casa fubá quase sempre vira angu ou broa, então gostei da chance de fazer coisas diferentes com um ingrediente tão comum no meu dia. Mas é claro que eu mexi na receita né…

abóbora com farofa de fubá

Primeiro reduzi pela metade. Lá em Paris pode ser que esse prato seja único ou o principal. Mas aqui eu sabia que ele ia acompanhar arroz e feijão, então não precisava de uma receita tão farta. A quantidade descrita abaixo dá pra 4 pessoas almoçarem nesse esquema com fartura. Depois ignorei as chalotas, que nunca vi na vida, e usei as cebolas que tinha em casa mesmo. E por fim, na segunda vez que fiz a receita (e aproveitei pra gravar o vídeo) aumentei o fubá da farofa. É que aqui a gente gosta muito mais de fubá que de farinha de rosca…

E falando em troca de ingredientes, a receita fala em abóbora menina. Eu acho que é a mesma que usei na primeira vez que fiz a receita e que, aqui nessas bandas, a gente chama de abóbora de pescoço. Mas na segunda usei a Cabotiá, e é claro que o sabor muda mas a receita continua funcionando. Então sim, vale usar qualquer abóbora que você preferir, ou que tiver em casa.

E uma última coisinha antes da receita: esse post faz parte do #cozinhajunina que você pode acompanhar nas redes sociais.

Abóbora com Farofa de Fubá

1 colher sopa de manteiga
1 colher sopa de azeite
800g de abóbora* em cubos de 2cm
1 colher sopa de tomilho
1/4 xícara de cebola em cubinhos
1/2 xícara de caldo de legumes
1 colher sopa de salsinha picada
sal

Se você tiver uma frigideira bem grande, onde todos os pedaços de abóbora possam ficar sem ficarem amontoados, ignore a parte de fazer a receita em duas metades.
Em uma frigideira grande junte metade da manteiga e metade do azeite. Quando esquentar acrescente metade da abóbora e do tomilho, uma pitada de sal e deixe a abóbora dourar de todos os lados, mexendo de vez em quando. Quando todos os pedaços de abóbora estiverem dourados acrescente metade da cebola e refogue por uns 2 minutos até ela murchar. Então junte metade do caldo de legumes e deixe tudo cozinhar até ele secar. Transfira tudo para um refratário e repita todos os passos com as outras metades dos ingredientes. Então e salpique a salsinha por cima da abóbora e cubra tudo com papel alumínio. Leve ao forno a 180C por cerca de 20min, ou até a abóbora estar totalmente macia.

*mais sobre isso no texto acima

5 colheres sopa de farinha de rosca
1/2 xícara de fubá
1/4 xícara de parmesão ralado na hora
1/2 colher sopa de tomilho
1/2 colher sopa de açúcar
1/4 colher chá de sal
2 colheres sopa de manteiga gelada
1/2 ovo

Misture a farinha com o fubá, o parmesão, o tomilho, o açúcar e o sal. Pique a manteiga junto desses ingredientes e misture com os dedos (ou um garfo) formando uma farofa seca. Então acrescente o ovo e misture novamente, dessa vez até conseguir uma farofa mais úmida.

Quando a abóbora estiver macia, retire do fogo e tire o papel alumínio. Cubra toda a abóbora com essa farofa de fubá e então volte ao forno, sem o papel, por mais 20min ou até a farofa dourar um pouco. Sirva em seguida.

——————————-
Em 2015: Biscoito Champanhe
Em 2106: Quentão (da minha vó)
Em 2019: Arroz Doce com Leite de Coco