Bolo teia de aranha – Halloween

Um bolo bem tradicional de chocolate com doce de leite mas com um visual horripilante pra esse Halloween!
bolo de chocolate com teia de aranha de marshmallow

Esse bolo foi um especial do canal How to Cake it pro Halloween do ano passado, e desde então ele tá anotado no meu caderno de testes. E eu doida pra outubro chegar pra eu experimentar fazer teia de aranha com marshmallow!
A massa é a mesma do original, uma variação desse bolo de baunilha, e eu apenas diminuí a quantidade pras minhas mini formas (13cm). Já o recheio foi completamente trocado; enquanto o original é um creme italiano de manteiga alaranjado, o meu foi doce de leite no melhor tom vermelho sangue.

Mas o grande espetáculo desse bolo é realmente a cobertura. Em ambos os casos a base é feita de ganache  tingida de preto, e as teias são marshmallows derretidos. Sinceramente, a parte mais divertida de todo o processo. Parece que essa ideia de derreter marshmallow pra colocar no bolo nunca vai dar certo, mas eles ficam com a consistência perfeita pra formar os fios e véus típicos de uma teia e aranha!
P.S.1 –  eu escolhi uma cobertura bem fina porque acho que já vai bastante recheio e não queria um bolo muito pesado. Mas pra quem quiser caprichar mais é só dobrar as quantidades da ganache e ser feliz!
P.S. 2 – marshmallows brancos resultam em teias brancas e marshmallows coloridos (aqueles rosa, azul e amarelo clarinho) resultam em teias meio prateadas. Escolha seus favoritos.
bolo de chocolate com teia de aranha de marshmallow

Bolo de Teia de Aranha – original aqui

Bolo:
75g de manteiga sem sal temperatura ambiente
1 xícara + 2 colheres sopa de açúcar refinado
3 ovos
3/4 xícara de chocolate em pó
1 1/2 xícara de água
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher chá de fermento em pó
1/2 colher chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
corante preto

Recheio:
400g de doce de leite
corante vermelho
1/2 colher sopa de gelatina em pó sem sabor

Cobertura:
200g de chocolate meio amargo
100g de creme de leite – usei  de caixinha mesmo
corante preto

Montagem:
xarope simples
chocolate meio amargo
conhaque – ou qualquer destilado
1 pacote pequeno de marshmallows

Bolo:
Prepare 3 formas redondas de 13cm untando com manteiga, cobrindo com papel manteiga e então untando o papel. Isso tudo pra garantir que não vá grudar. Reserve.
Peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal juntos e reserve também.
Bata a manteiga e o açúcar até obter um creme fofo. Enquanto isso misture o chocolate com a água formando uma pasta. Adicione os ovos, um de cada vez, a pasta de chocolate e o corante e vá batendo a cada adição. Por último, ainda batendo, junte os ingredientes peneirados e bata até obter uma massa homogênea. Se preciso acerte a cor adicionando mais corante. Divida a massa entre as 3 formas e leve para assar em forno a 180°. Deixe esfriar antes de desenformar.

Recheio:
Misture o doce de leite com o corante até obter a cor desejada. Então hidrate a gelatina conforme as instruções da embalagem, mas respeitando as proporções para 1 colher. Misture a gelatina com o doce de leite e use em seguida.

Cobertura:
Aqueça o creme de leite até começar a querer ferver, quando começam a aparecer pequenas bolhas na lateral da panela. Retire o fogo e junte o chocolate e o corante misturando até ficar homogêneo. Cubra com filme plástico e deixe dormir fora da geladeira.

Montagem:
Corte os topos dos bolos e nivele para que fiquem todos da mesma altura. Molhe todos com um xarope simples: 1 parte de açúcar + 1 arte de água aquecidos até ferver e então resfriados. Forre uma forma de 13cm com uma tira de acetato* mais alta que ela. Coloque um bolo, cubra com metade do doce de leite, outro bolo, o restante do doce de leite. Termine com o último bolo, de cabeça pra baixo para ficar bem retinho. Cubra com filme plástico e deixe pelo menos 4h na geladeira, ou de um dia para o outro.

Retire o bolo montado da forma e retire o acetato. Cubra com a cobertura de chocolate e volte para a geladeira para firmar completamente. Enquanto isso prepare a aranha. Derreta um pouco de chocolate e misture o corante preto. Então vá adicionando o conhaque gota por gota até o chocolate ficar modelável. Forme o corpo da aranha, a cabeça e as pernas em forma de V e deixe firmar sobre uma folha de papel manteiga.

Para finalizar derreta os marshmallows em banho-maria. Eles vão ficar parecendo uma gosma mesmo. Pegue um pouco com ambas as mãos e estique para formar os fios da teia, daí é só abraçar o bolo com esses fios formando a teia conforme o seu gosto.
(Nesse vídeo tem a Yolanda fazendo de forma beem didática)
Finalize montando a aranha no topo do bolo. Eu ainda pincelei, bem de leve, corante em pó prateado sobre a aranha, mas isso é completamente opcional!
bolo de chocolate com recheio vermelho de doce de leite e teia de aranha de marshmallow

——————————
Em 2015: Red Velvet Sangrento

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar