Bolo de chocolate com cobertura, aka poke cake

Bolo de chocolate com cobertura, servido na travessa que é pra facilitar a vida. E ainda tem truque fácil pra multiplicar a deliciosidade!
bolo de chocolate com cobertura

Já ouviu falar em poke cake? É um tipo de bolo comum nos States da vida, e em outros países de língua inglesa. A grande diferença? Você fura o bolo, já assado, antes de colocar a cobertura! Daí que vem o nome poke cake: poke quer dizer cutucar, e é exatamente isso que você faz pra furar o bolo. A ideia é fazer furos bem grandes, como com o cabo de uma colher de pau, para que fiquem preenchidos com a cobertura. Entendeu a delícia? E dá pra fazer com várias combinações de sabores.

Inclusive, aqui já apareceu um bolo de cenoura com falso pudim de chocolate que é um poke cake!

Hoje a combinação é a mais simples de todas: chocolate com chocolate. Pro bolo escolhi a receia base da casa: o bolo de chocolate da minha mãe. A única diferença é que usei leite no lugar da água quente. Isso dá um pouco mais de sustância pro bolo. E a cobertura foi inspirada no recheio da torta de leite. Amei a textura daquele creme! Então só adaptei a receita pro sabor chocolate. Fica a dica caso você queira uma torta de chocolate.
bolo de chocolate com cobertura

Bolo de chocolate com cobertura

Bolo
1 xícara de açúcar
1 xícara de chocolate em pó
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher sopa de fermento em pó
2 ovos
1/4 xícara de óleo
1 xícara de leite

Misture todos os ingredientes secos. Adicione os ovos e o óleo e misture até ficar parecendo uma farofa. Então junte o leite e misture até a massa ficar homogênea. Transfira para um refratário untado e leve ao forno, a 200C, até que asse completamente.

Cobertura
2 xícaras de leite
25g de manteiga sem sal
1 1/2 colher sopa de amido de milho
1/2 xícara de açúcar
2 ovos
4 colheres sopa de chocolate em pó

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo médio até engrossar.

Montagem
Com o cabo de uma colher de pau (ou algo semelhante) faça furos em toda a superfície do bolo. Cubra com o creme ainda quente, espalhando bem pra cobrir todo o bolo. Se quiser pode cobrir tudo com granulado ou seu confeito favorito.

—————————–

Em 2014: Bolo Mármore

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *