Bolachinhas de gengibre com limão

Bolachinhas de gengibre com limão, juntando dois extremos pra mim: o frescor do limão que lembra o verão chegando, com o conforto do gengibre, ainda em clima de inverno!
bolachinhas de gengibre com limão

Essas bolachinhas são mais uma receita anotada as pressas num caderninho durante um dos cursos da Eduk. Por acaso o mesmo curso do Tom Abrahão onde aprendi o Cantuccini de amêndoas. E justamente por terem sido anotadas na pressa, não tenho ideia se são bolachinhas, ou biscotti, ou biscoito, ou rosquinhas… No caderno tava só gengibre com limão. Sim, já me dei uma bronca por isso!

Deduzindo a partir dos ingredientes e das poucas informações de passo a passo, decidi fazer como bolachinhas de gengibre com limão mesmo. E, antes que a dúvida biscoito ou bolacha apareça, já explico: por aqui bolacha é um tipo de biscoito. Mais especificamente: bolacha é quando você modela uma bolinha de massa pra depois achatar, seja com o dedo, uma xícara ou um carimbo.

Histórias a parte, o resultado é delicioso! Gengibre e limão combinam muito bem, e ainda tem um toque muuito leve do cravo, deixando as bolachinhas perfumadas mas leves. E  textura é quase que de um bolinho, tipo cookie macio sabe? E dá pra deixar mais crocante? Até dá, é só deixar no forno até dourar bem. Mas essa maciez funcionou pra mim, já que saiu do óbvio crocante da maioria dos biscoitos.

Por último as mudanças: Adaptei as medidas pois estava tudo em gramas. E troquei a cobertura! Originalmente iriam pedacinhos de gengibre cristalizado, mas preferi usar o meu gengibre em calda mesmo. Pra quem quiser fazer, a receita tá nesse post, e é bem fácil. Pra quem preferir a versão cristalizada é só colocar por cima de cada bolachinha antes de ir ao forno.
bolachinhas de gengibre com limão

Bolachinhas de gengibre com limão

2 xícaras de farinha de trigo
1 colher sopa de gengibre em pó
1 1/2 colher chá de cravo em pó
3/4 xícara de açúcar refinado
180g de manteiga pommade
1 ovo pequeno
2 colheres chá de raspas de limão
10ml de suco de limão
fatias de gengibre em calda – opcional

Bata a manteiga com o açúcar até ficar bem fofo. Acrescente o limão, os temperos e o ovo e bata novamente até ficar homogêneo. Vá adicionando a farinha aos poucos e misturando delicadamente até incorporar totalmente. Se a massa ficar muito mole pra enrolar leve para a geladeira por cerca de meia hora. Modele bolinhas de massa e amasse ligeiramente. Eu usei uma xícara com o fundo enfarinhado, mas vale o método que você preferir. Se for usar o gengibre em calda, coloque uma fatia em cima de cada bolachinha depois de achata-las. Leve ao forno já aquecido a 200C até que o fundo doure; não precisa esperar o topo dourar. Espere que esfriem completamente antes e guardar em uma lata com tampa.

——————————

Em 2014: Bolo formigueiro
Em 2015: Condessa refrescante