Bolo Monstro – #cozinhadebruxa

Bolo monstro, no sentido de monstrinho mesmo e não de fortão, com direito a 3 olhos, chifrinhos e “pelos” roxos! Tá bom pra celebrar esse Halloween?

bolo monstro

Esse bolo tem um recheio que parece diferentão mas conta com sabores bem tradicionais: massa de baunilha + recheio de brigadeiro. É pra agradar todo mundo né? A cor roxa da massa e do recheio ficam por conta de corantes mesmo. Sim, no Halloween a gente usa bastante corante nessa cozinha. Um dia a gente conversa sobre corantes naturais, por hora fica só a diversão do bolo monstro bem colorido mesmo.

E falando em colorir o bolo, falemos sobre corantes. Tem do tipo líquido, em pó, em gel, próprios pra chocolate ou não… O ideal pra fazer o bolo e o recheio é o corante líquido, que vai diluir melhor na massa; já para a ganache, o ideal é o corante próprio para chocolate. Mas eu já usei o próprio para chocolate em tudo e acabou que deu certo também. Só não tenta usar líquido para a ganache porque ele realmente altera a textura e fica horrível pra trabalhar.

Corantes prontos, vamos as receitas! A massa veio do Food52, site que confio pra caramba, e apenas reduzi um pouco pro tamanho de bolo que eu queria. É uma massa fácil de fazer e, o melhor, sem manteiga! Eu tava atrás de uma massa de bolo que pudesse não levar lactose e servisse pra confeitar. Essa tem leite, mas ele pode ser substituído por leite de coco (sem separar a gordura).

bolo monstro

Já o recheio e a cobertura são velhos conhecidos da casa: ganache básica de chocolate branco e brigadeiro versão festa. Esse último foi adaptado do bolo de aniversário desse ano e gostei mais da versão Halloween dele. O chocolate em barra no lugar do combo “chocolate em pó + creme de leite” fez toda a diferença. Mas se não tiver chocolate branco em casa, vale fazer uma receita simples de chocolate branco e aperta um pouquinho mais o ponto!

Mais detalhes da receita desse bolo monstro? Tem sim. Os biscoitos que usei pra fazer os olhos! Eles foram feitos com o que sobrou da massa desse biscoito teia de aranha. Mas é claro que dá pra usar qualquer biscoito. Se o que você tiver for muito grande vale deixar ele num pote aberto pra murchar e ser possível cortar sem quebrar. Depois é só levar no forno uns minutinhos que ele fica crocante de novo.

Atualização: em 2022 refiz esse bolo pra gravar um vídeo mais acessível. Duas mudanças foram feitas. Primeiro, o brigadeiro do recheio virou brigadeiro branco; a única mudança é que o chocolate meio amargo virou chocolate branco. Segundo, algumas decorações foram feitas com chocolate modelável, mas eu deixei as duas opções na receita. E Sobre o chocolate modelável, eu ensino a fazer no post da Casa de Fantasmas.

bolo monstro

Bolo Monstro – me inspirei nesse aqui

Bolo – original aqui

2 gemas
4 colheres sopa de óleo
2/3 xícara de leite
1 colher chá de baunilha
corante roxo
1 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
2 colheres chá de fermento em pó
1 pitada de sal
2 claras

Comece preparando as formas. São duas formas de 13cm, de preferência com fundo removível. Unte o fundo das formas com manteiga e forre com papel manteiga. Então unte o papel e as laterais com manteiga e enfarinhe. Parece muito mas isso vai garantir o bolo não esfarelar na hora de desenformar.

Em uma vasilha peneire a farinha, o sal, fermento e 2/3 xícara do açúcar e reserve. Em outra vasilha bata as gemas com o óleo, o leite, a baunilha e o corante. Quando conseguir uma mistura homogênea comece a adicionar os ingredientes secos, aos poucos. Bata apenas o suficiente pra tudo ficar homogêneo. Se a massa estiver muito clara é hora de adicionar mais corante.

Bata as claras em neve, adicionando o açúcar uma colherada de cada vez. Quando conseguir um merengue brilhante e liso pode parar de bater. Então misture esse merengue na massa do bolo, um terço de cada vez. Misture delicadamente até não ter mais pontos brancos na massa. Divida entre as duas formas, deixando uma forma cerca de 2 dedos mais cheia que a outra; isso vai ajudar na hora de fazer o topo do bolo monstro.

Leve ao forno, aquecido a 200C, até que os bolos assem completamente. Não precisa deixar dourar. Espere esfriar completamente antes de desenformar.

Recheio – original aqui

1/2 lata de leite condensado
1 pitada de sal
15g de manteiga
50g de chocolate branco
corante roxo

Misture todos os ingredientes e cozinhe em fogo médio até soltar do fundo da panela. Transfira para um prato, cubra com filme plástico e deixe esfriar, fora da geladeira!

Cobertura

500g de chocolate branco
3/4x creme de leite sem soro
corante roxo

Derreta o chocolate e misture o corante e o creme de leite até obter uma mistura homogênea. Cubra com filme plástico e deixe descansando por pelo menos 8h, fora da geladeira!

Montagem

Calda simples de açúcar
saco de confeiteiro com bico simples
2 casquinhas de sorvete ou chocolate modelável
corante prata
biscoito de chocolate – redondo
chocolate branco derretido ou modelável
confeito redondinho ou chocolate modelável

Desenforme os bolos e corte o mais baixo deixando o topo nivelado e retirando a lateral caramelizada. Corte o segundo ao meio, e corte as partes caramelizadas também. Molhe os 3 bolos com a calda.

Coloque cerca de metade da cobertura em um saco de confeiteiro. Faça um anel da borda do topo das duas fatias retas de bolo, isso vai segurar o recheio e facilitar na hora de cobrir o bolo. Coloque metade do recheio dentro de cada um desses anéis de cobertura, alisando para que fique reto. Então empilhe os bolos, colocando o topo cortado no topo de tudo. Leve para o congelador por 30min.

Cubra todo o bolo com parte da ganache roxa, fazendo uma camada bem fina. Vale cobrir bem e retirar o excesso com a espátula. Essa camada é só pra selar o bolo. Leve para a geladeira por pelo menos 2h ou pro congelador por mais 30min.

Enquanto isso faça os enfeites: corte a ponta das casquinhas de sorvete e pinte com o corante prata. Se for em pó, é só diluir em alguma bebida clara, como vodka ou pinga. Espere secar bem antes de usar. Para os olhos cubra 3 biscoitos com chocolate branco e finalize com um confeito redondinho. Deixe secar bem também. Se tiver chocolate modelável você pode fazer tanto os chifres como as pupilas com ele e pintar da mesma forma.

Coloque um bico mais fino no saco de confeiteiro, do tamanho que você preferir, e comece a fazer a textura. Primeiro faça tiras mais espaçadas e depois vá preenchendo os espaços vazios. As vezes é mais fácil fazer de baixo pra cima, as vezes de cima pra baixo. Veja o que funciona pra você. E não precisa ficar perfeito! O monstro pode estar de cabelo bagunçado, certo?

Antes de finalizar tudo cole os olhos e o chifres no lugar. A própria ganache serve de cola. E se quiser faça mais pelos ao redor deles pra não ficarem destacados. Volte o bolo para a geladeira por mais umas 2h para que tudo fique firme no lugar, e pronto!

————————
Em 2014: Bolo de queijo

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar