Torta Jack Skellington – #cozinhadebruxa

Torta Jack Skellington, ou a torta de frutas vermelhas que saiu num dia que eu estava muito inspirada pelo #cozinhadebruxa!

torta jack skellington

Essa é daquelas receitas basiconas mas que ficam mega temáticas com um pequeno detalhe. A Torta Jack Skellington é na verdade uma torta de frutas vermelhas que pode virar uma torta simples apenas mudando o formato da tampa. Faça só um corte em cruza no meio e pronto: torta básica.

Troque a tampa fechada por uma treliça de massa e pronto: torta tipo vovó Donalda. Ou corre no Pinterest e se inspira nas milhares de opções de tampa de torta que tem por lá… Mas hoje em específico, vamos com o sorriso de Jack Skellington. E pra quem ainda tá em dúvida de quem é esse tal Jack. Google em O Estranho Mundo de Jack. Vai lá, é só clicar no link. Eu espero…

Descobriu quem é? Agora bora pros detalhes da receita! Eu já tinha decidido fazer uma torta com recheio vermelho por motivos de: Halloween. Então morangos (em promoção no mercado) e amoras (colhidas em casa) foram os escolhidos. Pode ser de outras frutas? Pode. Pode ser fruta congelada? Pode, só deixa escorrer mais tempo. Recheio escolhido, fui atrás da massa.

Quando o assunto é torta, eu passo primeiro no A Cozinha Coletiva. E claro que foi lá que achei uma torta de morangos! Bem no estilo que tava querendo fazer! Cacei a massa de lá e só troquei o creme de leite (ou água) por leite comum. (e ainda peguei a ideia de usar açúcar mascavo no recheio) Deu certinho, a massa é uma delícia! Façam, mesmo que com outro recheio!

torta jack skellington

Atualização: essa receita é original de 2017, mas as fotos que ilustram o post são de 2022, junto com essa atualização. Quando refiz essa receita para as fotos novas acabei mexendo um pouco no recheio e gostei mais desse resultado. Por isso fiz essas alterações também na receita abaixo.

Os ingredientes continuam praticamente os mesmos, apenas com a adição da maçã verde ralada, para dar uma consistência mais de geleia pro recheio.Eu também troquei as amoras por mais morango congelado, porque era o que eu tinha, mas mantive as amoras na receita porque teria usado se tivesse. A maior mudança é que em vez de apenas escorrer as frutas com açúcar eu levei tudo pra panela e deixei cozinhar um pouco.

Por último uma dica: eu queria um recheio me pedaçudo, então passei a maçã no ralo grosso e não piquei os morangos. Mas você pode até bater tudo no liquidificador antes de cozinhar se preferir um recheio mais homogêneo.

Torta Jack Skellington (de frutas vermelhas)

Massa – original aqui
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
1/2 colher chá de sal
100g de manteiga gelada
2 gemas
6 colheres sopa de leite

Misture a farinha com o açúcar e o sal. Pique a manteiga em cubos e misture com os ingredientes secos até formar uma espécie de farofa. Bata as gemas com o leite e vá adicionando essa mistura à farofa, aos poucos. Não precisa usar tudo, adicione os líquidos apenas até conseguir uma massa coesa. Enrole a massa em filme plástico e deixa na geladeira por cerca de 1h.

Recheio
300g de morangos – uma caixinha
1 xícara de amoras – usei congeladas
1 maçã verde ralada
2/3 xícara de açúcar refinado
1/4 xícara de açúcar mascavo
1 pitada de sal
4 colheres sopa de limão
4 colheres sopa de amido de milho

Junte todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo até cozinhar e as frutas ficarem bem macias. Leve para a geladeira até a hora de usar. Não use o recheio quente.

Montagem
Abra metade da massa em uma superfície enfarinhada. Cubra o fundo e as laterais de uma forma de 23cm com essa massa. Cubra com o recheio.

Abra a outra metade da massa até ficar pouco maior que a forma. Com uma faca afiada corte os dois olhos e um sorriso. Com cuidado, vale usar o rolo de massa pra ajudar, levante a tampa e cubra o recheio da torta. Com um garfo junte as duas massas. Por fim use uma tesoura para cortar as rebarbas de massa. Leve ao forno aquecido, 200C, até que a massa doure.

Opcional: Pincele um ovo batido e cubra com açúcar cristal antes de levar para o forno. Eu não fiz pras fotos mas fica bem gostoso também.

—————————-
Em 2014:  Torta Rústica de Maçã
Em 2015: Fantasma de Banana

Salvar

Salvar