Tahine caseiro, drops da economia

Tahine caseiro! Ou como economizar horrores transformando um único ingrediente num alimento versátil e que pode ser difícil de encontrar, ou caro de comprar…
tahine

Primeiro as primeiras coisas: já ouviu falar em tahine? Eu passei a maior parte da minha vida sem ouvir essa palavra esquisita. Quando já tava me interessando mais por cozinha fui procurar uma receita de Hommus. Tava longe da casa dos meus pais, não tinha a mãe por perto pra perguntar e fui pra internet. E no meio da receita pedia um tal tahine. De novo a internet ajudou, e eu descobri que era uma pasta de gergelim!!!

Na próxima ida ao mercado não achei nada parecido. Nem no outro mercado, nem em outros vários. Quando finalmente achei um lugar que vendia, era um empório especializado em culinária do oriente médio. E já adivinharam? Uma latinha de 200g passava dos 40 reais! Foi quando eu descobri que o tal tahine não era pra mim no momento…

Só recentemente que me caiu a ficha: pasta de amendoim a gente faz em casa, será que de gergelim também? De novo pra internet e pronto! Um monte de gente faz! E é a mesma história da pasta de gergelim: bate até não poder mais, adiciona um pouco de óleo de precisar e pronto: pasta caseira!
tahine

Como todo ingrediente ( e receita) tradicional, o tahine varia um monte dependendo da região e do uso que você quer dele. Você pode deixar o sabor mais marcante torrando mais o gergelim, ou mais suave apenas dourando. Pode usar óleo de gergelim se tiver disponível, ou um óleo neutro apenas para ajudar na textura. Pode deixara a textura mais pastosa ou mais líquida… Tudo vai do seu gosto! O importante é começar a fazer e ir experimentando. E claro, pode usar num monte de receitas! Ele vai no Hommus, que um dia vai aparecer aqui. E também no Baba ganoush, que já apareceu aqui. Mas também pode ser comido puro; com pão sírio e azeitona preta fica ótimo!

Tahine caseiro

gergelim
óleo neutro – mais no texto acima

Torre o gergelim, aos poucos, em uma frigideira. Quanto mais torrado mais forte o sabor do tahine no final. O ideal é uma torra leve, deixando as sementes apenas levemente douradas.
Com o gergelim ainda morno leve para o liquidificador e bata até conseguir uma pasta. Dependendo do gergelim e da potência do liquidificador, você vai precisar adicionar óleo. Faça isso bem aos poucos, apenas até consegui que o tahine vire uma pasta. Transfira para um pote de vidro com uma tampa bem confiável e pronto!

Caso, depois que bater o tahine, você perceber que torrou demais o gergelim… tem jeito! Adicione um punhado de gergelim não torrado ao seu tahine e bata novamente, até que as novas sementes sejam totalmente trituradas e incorporadas na pasta. O sabor deve ficar mais suave.

Salvar