Panquecas de abóbora, só pra café da manhã?

Panquecas de abóbora fofinhas e leves, e com vegetal que é pra ter a desculpa de comer o dia todo! Afinal, abóbora é salada né?
panquecas de abóbora

Tá, deixa as maracutaias de lado. Essas panquecas de abóbora são uma ótima opção pra um café da manhã muito mais gostoso. Mas elas são sim uma boa ideia pro lanche da tarde, viu? Dá pra deixar a calda de lado e só roubar uma panquequinha quando passar pela cozinha. Uma delícia e fácil de resolver…

Ooou dá pra comer com calda, manteiga, mel, o pacote completo! Inclusive dá pra seguir a receita original com mais afinco e incluir gotas de chocolate! Sim, a receita de onde tirei essas panquecas incluía mini gotas de chocolate na massa E uma calda de chocolate beem cremosa por cima… Fiz uma versão mais simples, mas dá pra ir incrementando conforme a vontade e a disponibilidade.

Além da simplificação fiz mais uma alteração: tirei o melado dos ingredientes. Sofremos com uma falta de melado aqui em casa, e não tinha mel também, então fui de açúcar mesmo. Pra quem prefere adoçar as receitas com mel: é só duplicar a quantidade pedida de açúcar. O mesmo vale pro melado.
panquecas de abóbora

Panquecas de Abóbora – original aqui

1/2 xícara de purê de abóbora*
1 xícara de farinha de trigo
2 colheres sopa de fermento em pó
1/2 colher chá de sal
1/2 colher chá de canela em pó
1 pitada de cravo
2 colheres sopa de açúcar
1 ovo
3/4 xícara de leite

*Eu faço o purê em casa mesmo… Você pode cozinhar ou assar a abóbora, daí é só amassar e  passar por uma peneira. A peneira serve para evitar qualquer fibra que possa ter ficado. Vale fazer um purê rústico também, que resulta em panquecas rústicas mas gostosas.

Misture todos os ingredientes até conseguir uma mistura homogênea.
Em uma frigideira, untada com pouco óleo, “frite” as panquecas, derramando um pouco de massa de cada vez. Eu gosto de usar uma concha pra que elas fiquem sempre mais ou menos do mesmo tamanho. Deixe pra virar apenas quando já tiver bolhas estourando no lado de cima. E  deixe o fogo baixo para que elas cozinhem por dentro sem queimar.

A calda usada na foto é vermelha mas é de chocolate (essa aqui), pra quem prefere caramelos tem esse aqui também!

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar