Ponche de rum, mas não aquele ponche…

Ponche de rum, que não parece nada com os ponches que a gente conhece. Mas que é sim um drink delicinha pra esse tempo que já tá esquentando!
ponche de rum

Eu poderia considerar esse ponche uma versão atualizada de um outro drink que já apareceu aqui: o chá com rum. A diferença maior é meio que o objetivo: enquanto um é o chá perfeito pra encarar o inverno, o outro já tem cara de verão!

Isso porque o ponche também tem um chá bem perfumado e misturado com rum como base. Mas ele conta com o frescor do limão e com muito gelo! A versão que eu experimentei usa chá preto e especiarias, mas isso pode variar. Eu mesma  troquei a pimenta preta da receita original por pimenta rosa; é que eu queria menos picância e mais perfume. Vale usar as duas pra quem preferir. Ou trocar o anis por casca de laranja. Ou usar só o chá mesmo… Tudo de acordo com o gosto de quem for beber.

Mais opções de mudança? Eu adocei com açúcar, pra facilitar pra todo mundo. Mas dá pra usar mel no lugar. Ou não adoçar nada também. Se você tem o costume de tomar chá sem adoçar, pode pular toda essa parte numa boa. E ainda tem o rum! Eu usei rum branco, mas se você só tem rum dourado no bar de casa vai fundo!

Ponche de rum – original aqui
faz dois canecos

1 xícara de rum
1 xícara de água
2 saquinhos de chá preto
1/4 xícara de açúcar
1/4 xícara de limão
1 canela em pau
1 colher chá de pimenta rosa
1/2 anis estrelado
4 cravos

Em uma caneca/leiteira/qualquer coisa junte o chá, o açúcar e as especiarias. Esquente e água até quase ferver e junte com o chá. Deixe essa infusão descansar por cerca de 5minutos, pra ficar bem forte. Em dois copos altos divida o limão e o rum. Coe metade do chá em cada copo e complete com gelo. Sirva em seguida. Se quiser enfeite os copos com rodelas de limão.

Salvar

Salvar

Salvar