Branca de Neve – o drink

Branca de neve e o tempo passa mas dos nomes os drinks continuam bizarros. No caso um sour de rum e abacaxi virou uma princesa de contos de fadas…

branca de neve

A verdade é que esse não é um drink clássico, e existem inúmeras versões sendo um mais diferente que a outra. Tem drink com outras bebidas no lugar do rum, tem alguns que levam coco. E tem até receitas com cerveja no meio. E claro, tem muitos que não são versões de um sour. Então essa é apenas uma das opções de branca de neve, a opção que a Absolut resolveu colocar no seu site. E que acabou caindo no meu colo enquanto eu pesquisava drinks aleatórios.

Gosto de ter um caderninho com várias receitas de drinks pra testar. Assim quando tem algum ingrediente específico em casa já tá pesquisado e anotado. É só ir no caderninho e ver, das receitas que levam aquele ingrediente, qual deu vontade de experimentar. O tal ingrediente dando sopa em casa era o abacaxi que tava dormindo na geladeira. E que foi muito bem aproveitado!

O Branca de neve é um drink muuito leve, mas ao mesmo tempo encorpado. Isso é graças a clara de ovo. E sim, eu sei, é bizarro. Mas eu acabei me acostumando com a ideia. Não, não fica melecado. Não, não dá gosto de ovo. E sim, existem opções pra quem quer espuma e não quer clara crua. Tá tudo explicado nesse link aqui. E sempre tem a opção de fazer sem ela também. Seu drink vai ficar menos encorpado e talvez mais forte, mas ainda assim gostoso. Até porque o próprio abacaxi gera espuma, então faça o suco em casa e use toda aquela espuma que vai ficar no liquidificador.

Atualização: em 2020 refiz esse drink para tirar novas fotos e gravar um vídeo exclusivo pro IgTV. Acabei trocando a clara de ovo por albumina em pó, que eu hidratei, e usando o método de “dry shake” (não sei se a tradução tá correta mas seria: batida seca). Eu explico melhor no * na receita abaixo.

Branca de Neve – original aqui

1 clara *
2 doses de rum
1/3 dose de limão
1/2 dose de suco de abacaxi
1/3 dose de xarope

Bata todos os ingredientes em uma coqueteleira por pelo menos 1 minuto. Adicione algumas pedras de gelo na coqueteleira e bata novamente apenas por alguns minutos para gelar tudo. Coe e sirva em uma taça rasa. Se quiser enfeite com uma casquinha de limão.

*para quem não quiser usar a clara existem duas opções:
Albumina em pó – hidrate duas colheres chá de albumina em 2 colheres sopa de água e bata o drink normalmente.
Espuma do próprio abacaxi – se você fizer o suco em casa ele vai formar muita espuma. Coe e separe a espuma do suco. Use o suco para o drink normalmente. Quando ele já estiver batido coe e misture com a espuma do suco para só então servir na taça.

—————————-

Em 2015: Pavlova de Capuccino