French 75, drink fácil e festivo pro fim de ano

French 75, um drink classudo, borbulhante, com história e levinho de beber. A escolha ideal para as festas de fim de ano!
French 75

Essa é uma receita da década de 20, mas que pode ter raízes bem mais antigas. Apesar de começar a aparecer na época da Primeira Guerra, e ganhar nome e receita propriamente ditos na década seguinte, já no século 19 tinha um drink parecido e bem popular.

O Champagne Cup era uma mistura de limão, açúcar, gelo e (claro) Champagne; a diferença pro nosso French 75 é que este também leva Gin. Hoje em dia o French 75 continua com a mesma receita e o mesmo nome, e acabou indo parar na seção dos Clássicos contemporâneos do IBA. E foi lá que eu peguei a receita.

E não, não mudei praticamente nada. Só limão, porque né? Limão siciliano não gosta muito de dar as caras aqui no interior… então usei o Taiti mesmo. Ah sim, e não usei açúcar e sim xarope simples. Eu sei que parece uma mudança maior mas acaba não interferindo tanto. Se usasse o açúcar teria que chacoalhar por mais tempo pra dissolver, e acabaria diluindo mais o drink. O xarope já adianta minha vida.

Lembrando a dica de fazer litrão de xarope e deixar morando na geladeira; pra quem faz drink sempre, ajuda muito.

E pra quem ainda não arranjou os espumantes pro feriados, dá pra fazer um drink tão parecido que tem gente que acha que é parente: Tom Collins. Troca o espumante por água tônica e pronto.

French 75 – original aqui

90ml de gin
45ml de limão
5ml de xarope simples
gelo
espumante

Em uma coqueteleira junte o gin, o limão e o xarope; complete com gelo e bata até gelar bem. Sirva em duas taças longas e complete com o espumante.

——————————

Em 2014: Mousse fácil de chocolate