Bolo de Chocolate Vegano

Bolo de Chocolate vegano e sem ingredientes estranhos ou difíceis de encontrar, e com uma ideia de calda pra deixar com mais cara de festa!

bolo de chocolate vegano

Em 2014, quando a primeira versão desse post foi ao ar, receitas veganas ainda eram um pouco mais raras. As doces então sempre vinham com uma pecha de saudável e contavam com vários ingredientes ditos funcionais.

Na época dessa atualização, em 2023, receitas veganas já ficaram mais comuns, mas a ligação com o “saudável” continua. E o ponto principal que me chamou a atenção nesse bolo de chocolate vegano continua: não tem nada disso. É só um bolo de chocolate bem fofinho e gostoso; fácil de fazer; e que calha de não ter ingredientes de origem animal.

A ausência do fermento e o uso do bicarbonato e do vinagre pode parecer estranho a primeira vista. Mas são eles os responsáveis por fazer o bolo crescer e ficar fofinho sem levar ovos no preparo. O açúcar mascavo não é essencial já que dá pra fazer com o refinado, mas a massa fica um pouco mais seca e simples sem ele.

Alguns detalhes importantes sobre outros ingredientes: eu uso um chocolate em pó 50% que é só açúcar e cacau misturados. Isso quer dizer que você pode sim trocar o chocolate em pó por uma mistura de cacau e açúcar refinado em proporções iguais. Eu nunca tentei mexer nessas proporções então não posso garantir qual o limite de modificação nesse caso. E o óleo vegetal é aquele óleo que fica líquido em temperatura ambiente. Eu uso o óleo de soja que é o que eu posso pagar. Você pode usar outros, mas já aviso que gorduras mais espessas como óleo de coco vão mexer na textura e eu não aconselho.

bolo de chocolate com cobertura

E claro, essa versão tem cobertura! Eu fiz uma ganache bem simples de chocolate meio amargo com leite de coco. Gosto do leite de coco porque ele tem um teor de gordura que deixa a cobertura bem macia. E o chocolate poderia ser ao leite já que hoje temos algumas versões de chocolate com leites vegetais. Mas se você preferir, aqui no Cozinha tem uma cobertura prestígio vegana que dá um pouco mais de trabalho mas é feita com cacau em vez de chocolate.

Ainda sobre a cobertura, ela funciona como uma ganache com creme de leite. Isso quer dizer que ela é bem sensível a temperatura. No vídeo abaixo é possível ver como ela endurece depois que esfria, e como derrete em contato com o bolo quente. Você pode mudar a proporção de leite pra chocolate conforme a textura que você queira. Mas como ela precisa de tempo pra assentar, indico que você faça ela primeiro. Se puder fazer no dia anterior pra ter tempo de testar tudo que for preciso, melhor ainda!

E pra fechar esse texto, as flores no topo do bolo! Eu queria dar uma leveza pras fotos e me inspirei num outro bolo de chocolate vegano, da Carol Dini. Amei a ideia de enfeitar com flores frescas e peguei as comestíveis que tinha no meu quintal: begônias, que são bem azedinhas e fazem um contraste legal com o doce do bolo. Se for usar flores, saiba bem o que tá usando e de onde elas tão vindo!

PS: a receita original eu vi no (acho que) extinto Torrada Torrada. Não consegui achar nenhum link funcional pro site. Mas o canal no YouTube segue no ar.

bolo de chocolate vegano

bolo de chocolate vegano

Bolo de Chocolate Vegano

Ingredientes
  

  • 1 1/2 xícara farinha de trigo
  • 1 colher chá bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher chá sal
  • 1/2 xícara chocolate em pó *
  • 3/4 xícara açúcar mascavo
  • 1 xícara água
  • 5 colheres sopa óleo vegetal *
  • 1 colher chá vinagre
  • Cobertura
  • 200 g chocolate meio amargo *
  • 100-200 ml leite de coco

Instruções
 

  • Em uma vasilha misture a farinha, o bicarbonato, o sal, o chocolate em pó e o açúcar.
    Em outra mistura a água com o vinagre e o óleo.
    Junte o conteúdo das duas vasilhas e misture até ficar homogêneo. Transfira para uma forma redonda de furo no meio, untada. E leve ao forno a 200C até assar completamente.
  • Esse bolo pode ser desenformado ainda morno e fica gostoso tanto quente quanto frio.
  • Para a cobertura: derreta o chocolate e misture o leite de coco aos poucos misturando bem. Essa cobertura endurece depois de fria, então deixe mais mole do que gostaria.
    Ex: aqui, com 100ml de leite ela ficou líquida na hora mas firme e macia depois de fria. Mas isso varia conforme o chocolate

Notas

* Todos os detalhes desses ingredientes e possíveis substituições estão no texto acima

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar