Bolo de melado e gengibre, e sabor de natal

Melado e gengibre juntos num bolo super fofinho! E na verdade junto de mais algumas especiarias que contribuem pro aroma e o sabor desse bolo…
melado e gengibre

Ou pelo menos eu acho que é um bolo… é que a receita original não é em português, e chama Gingerbread Loaf, e esse loaf me confunde bem. Normalmente é traduzido como pão, e usado pra pães de forma não fatiados. Só que eu tenho visto muito esse termo usado pra bolo assados em forma de bolo inglês. Enfim… a textura final ficou de bolo então é assim que vamos. E bolo de melado e gengibre, que pra mim o melado faz diferença o bastante pra estar no nome da receita.

Os temperos, e são vários, fazem muito pelo aroma e pelo sabor do bolo sim. Tanto que eu recomendo que você não troque nenhum. Mesmo quem não gosta de canela, ou cravo, faz melhor mantendo todos os ingredientes. É que eles trabalham juntos e no fim você não tem o sabor individual de cada um, e sim aquele sabor típico de coisa de natal… Muito bom!! Mas o melado… Ele dá um sabor completamente diferente de açúcar e mel, e combina muito bem com os temperos, mesmo se destacando.

Último detalhe? Dá pra fazer cupcakes com essa massa! Preencha cerca de 3/4 de cada forminha de papel; e, mesmo que você vá confeitar, deixe os bolinhos dourarem no forno para que não murchem depois.
melado e gengibre

Bolo de melado e gengibre – original aqui

2 xícaras de farinha de trigo
1 colher chá de bicarbonato de sódio
1 1/2 colher chá de gengibre em pó
1 1/2 colher chá de canela em pó
1/4 colher chá de cravo em pó
1/4 colher chá de sal
1 pitada de pimenta do reino
3/4 xícara de melado
3/4 xícara de água quente
100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/3 xícara de açúcar mascavo
1 ovo

Misture a farinha com o bicarbonato e todos os temperos e reserve. Também misture o melado com a água quente e reserve.

Bata a manteiga com o açúcar até conseguir um creme fofo e mais claro. Adicione o ovo e bata novamente. Caso a mistura talhe nesse momento, não tem problema. É só continuar batendo que uma hora ela junta de novo. Continue batendo e vá adicionando, alternadamente, pequenas quantidades da mistura da farinha e da mistura do melado. Quando já tiver adicionado tudo e a mistura estiver homogênea pare de bater. Transfira para uma forma de bolo inglês, untada, ou para formas de cupcake.

Asse em forno, já aquecido a 180C, até dourar.

—————————–

Em 2014: Rabanada Express