Daiquiri Festivo, juntando rum e espumante

Daiquiri festivo, ou a desculpa que eu inventei pra servir daiquiri nas festas de fim de ano. Ou ainda: taquei espumante no daiquiri e olha no que deu…rs

daiquiri festivo

Mas sério, é quase isso mesmo. Esse é um daqueles drinks fáceis de morrer e que são completados com espumante. Ou seja, cara de Fim de Ano instantânea!

Na primeira vez que fiz esse drink eu servi em uma taça longa e enfeitei com uma cereja envolta em uma tira de casca de limão. Pra fazer isso é só descascar o limão normalmente, tentando não retirar muito da parte branca. Com uma faca bem afiada corte as partes irregulares, fazendo uma tira com bordas uniformes. Daí é só medir na cereja pra ver qual o tamanho certo da tira, espetar tudo num palito de drink e pronto. Já dessa vez, para as fotos novas resolvi apenas deixar a cereja no fundo da taça.

Mas falando diretamente do drink. Ele é mais uma prova de que os basicões podem servir muito bem numa festa. A base do drink é feita de rum, limão e xarope simples. Acrescenta um pingo de calda de cereja e completa com espumante pra garantir as tradicionais borbulhas de dezembro e tá feito. E pra quem vai fazer drink pra festa toda, rola de preparar um “cantinho do drink”. Minha dica é preparar a base do daiquiri, coar em uma jarra ou garrafa, e deixar em um balde com gelo. Ao lado dele as cerejas podem ficar na própria calda. E o espumante, também gelado, fica por perto. Assim cada pessoa pode montar seu próprio daiquiri festivo sem muito trabalho.

daiquiri festivo

Daiquiri Festivo

1 1/2 parte de rum claro
1 parte de limão
1/2 parte de xarope
gelo
cereja em calda + a calda
espumante

Você pode fazer a versão individual, calculando “1 parte” como “1 dose”, ou fazer vários de uma vez aumentando essas quantidades mas mantendo a proporção.

Bata as medidas acima de rum, limão e xarope em uma coqueteleira cheia de gelo até gelar tudo. Coe essa mistura para retirar as pedras de gelo e evitar a diluição do drink. Sirva um pouco da calda da cereja em uma taça comprida, junto com uma cereja. Cubra com a mistura da coqueteleira até metade da taça e complete com o espumante.

—————————-

Em 2014: Bolo Natalino