Lebkuchen a brasileira, é pão de mel?

Lebkuchen a brasileira, ou um pãozinho de mel de natal meio alemão, com um ou dois toques brasileiros!
lebkuchen a brasileira

Ou pelo menos foi essa a desculpa que eu usei pras mudanças que eu fiz… O lebkuchen é um doce típico de países como Alemanha, Bélgica, Polônia e mais uma turma da região. Ele parece realmente um pãozinho de mel, não só no sabor mas na textura, meio que um biscoito macio, ou um bolinho mais firme.

Especial pra época do natal, o lebkuchen normalmente é feito em formato redondo e achatado. Mas eu achei bem uma porção de variações como papai Noel, coração, estrela e até casinha de lebkuchen… E o mesmo vale pras coberturas: tem com açúcar de confeiteiro, ou impalpável, com castanhas, chocolate, com nada… É aquela coisa bonita de receitas tradicionais né: cada pedaço do mundo faz do seu jeito e fala que aquele é o melhor que tem! 😉

Eu resolvi fazer do meu jeito também e troquei um dos ingredientes chave: a amêndoa. No lugar da farinha de amêndoas usei castanhas de caju, e daí o nome Lebkuchen a brasileira. As amêndoas com certeza tem um sabor bem diferente do das castanhas, e você pode usá-las sem problema. Mas acho que é sempre bom tentar uma opção com ingredientes mais acessíveis, tanto pra encontrar quanto pra pagar. As castanhas cumpriram a função e o lebkuchen a brasileira ficou uma delícia. E já que não tava sendo nada tradicional aproveitei e escolhi a cobertura e chocolate, pra ficar ainda mais parecido com nosso pão de mel. Eu usei um blend metade chocolate ao leite, metade meio amargo, mas vale o que você gostar mais.

A receita que usei de base já não é a mais tradicional que achei. Vem de um site inglês e não usa laranjas cristalizadas ou raspas de limão, ingredientes que vi em outras receitas. Mas acabei gostando dessa, ficou um lebkuchen bem equilibrado, do tipo que dá vontade de comer um atrás do outro. Só a textura pra trabalhar que pode ser meio chata, especialmente num dia quente. Mas o resultado final fica tão bom que acho que vale a pena, e pra quem tem costume de enrolar pão de queijo não vai ter muita diferença!
lebkuchen a brasileira

Lebkuchen a brasileira – original aqui

85g de manteiga sem sal
3/4 xícara de mel
1 1/2 xícara de farinha de trigo
3/4 xícara de castanha de caju quebradinha*
1 1/2 colher chá de gengibre em pó
1 colher chá de canela em pó
1/2 colher chá de noz moscada
1/2 colher chá de cravo em pó
1 colher chá de fermento em pó
3/4 xícara de açúcar mascavo
1 ovo
suco de laranja – se preciso

*vai ser preciso transformar em farinha, então se você já tiver a farinha, ou só encontrar castanhas inteiras, use a medida de 100g.

Triture as castanhas até formar uma farinha e reserve.
Derreta a manteiga junto do mel e deixe amornar. Em uma vasilha misture o restante dos ingredientes, exceto a laranja. Adicione o mel com a manteiga e misture até conseguir um massa homogênea. A textura da massa parece massa de bolo, apenas um pouco mais firme. Se a sua massa estiver mais seca que isso adicione suco de laranja até amolecer um pouco. Eu precisei de apenas uma colher. Leve a massa pra geladeira por pelo menos 30min, até ela ficar mais firme. A textura lembra massa de pão de queijo, é modelável mas gruda nas mãos.

Unte as mãos e modele cerca de 24 bolinhas. Transfira para uma forma com papel manteiga, ou untada e enfarinhada, deixando um espaço de 2cm entre cada bolinha. Leve ao forno, aquecido a 200C, até que comecem a dourar. Espere esfriar e cubra o topo com chocolate temperado. Esses biscoitinhos podem ser guardados em um lata tampada quando totalmente frios.

——————————

Em 2014: Drink de natal