Torta de amendoim com creme de chocolate

Torta de amendoim, com uma massa que lembra cajuzinho, um recheio cremoso de chocolate e cobertura crocante com mais amendoim! E sem nenhum ingrediente maluco e só passos simples!

torta de amendoim

Essa torta na verdade é uma adaptação maluca de várias outras receitas que já apareceram por aqui. E assim eu consigo um resultado novo seguindo passos já familiares. Principalmente porque ninguém quer complicação, certo? Pra essa torta de amendoim eu comecei pensando na massa. Queria uma receita fácil, e com um sabor forte de amendoim. Não precisaria ser super crocante, já que a cobertura cuidaria disso, mas também não queria uma massa simples de biscoito. A resposta foi adicionar amendoim triturado em uma massa básica. Eu usei o amendoim que a gente já compra triturado, mas você pode fazer o seu em casa. Só tome cuidado pra não transformar em pasta de amendoim.

Já o recheio foi moleza de escolher. Quando preciso de um creme bem cremoso (e redundante) de chocolate, sempre lembro da torta cremosa de chocolate com café. Como fiquei com o pé atrás sobre a combinação torta de amendoim e café, fui de creme de chocolate simples mesmo. Pequenas alterações e recheio da torta tá pronto. E falando em alterações, atenção para o chocolate em pó. O que eu uso é 50% cacau, ou seja, metade cacau metade açúcar. Se não encontrar esse chocolate use o cacau na metade pedida da receita e a outra metade você troca por açúcar. Agora só falta a cobertura de amendoim.

E falando em amendoim, minha mente já estava orbitando em torno desse praliné americano (parente próximo do pé de moleque) pra cobertura. O que mudei foi fazer com o amendoim quebrado e depois ainda quebrar o praliné pra ficar mais delicado. E pronto, assim que nasceu essa torta! Agora é só acompanhar a receita e fazer a sua também!

torta de amendoim

Torta de Amendoim com creme de chocolate

Massa:
50g de manteiga gelada em cubos
1/4 xícara de açúcar refinado
1 gema
1/4 xícara de trigo*
1/2 xícara de amendoim triturado*
1 pitada de sal

*Se quiser uma massa mais sequinha é só trocar as quantidades desses dois.

Misture a farinha com o amendoim, o açúcar e o sal. Junte a manteiga e vá esfarelando a massa até obter uma espécie de farofa. Não precisa desmanchar toda a manteiga. Acrescente a gema e misture até formar uma massa coesa. Forre o fundo e as laterais de uma forma de 20cm, apertando bem a massa. Leve para o congelador por 30min. Depois de gelada, fure toda a massa com um garfo e leve ao forno, aquecido a 200C, até dourar. Espere a massa esfriar antes de rechear.

Recheio:
1/4 xícara de açúcar**
1/2 xícara de chocolate em pó 50%
5 colheres sopa de amido de milho
1/4 colher chá de sal
1 1/2 xícara de leite
50g de chocolate meio amargo picado
10g de manteiga

****refinado ou cristal tanto faz, mascavo também funciona pode mas o sabor altera um pouco

Em uma panela, misture o açúcar, o chocolate em pó, o amido e o sal. Junte o leite e misture bem. Leve ao fogo e mexa até cozinhar e formar uma espécie de mingau. Retire do fogo e acrescente o chocolate e a manteiga, mexendo bem até dissolver tudo. Cubra com plástico filme, encostando na superfície, e deixe esfriar antes de usar.

Cobertura – veio daqui
1/2 xícara de amendoins sem casca
1/2 xícara de açúcar

Em uma panela grande, leve o açúcar ao fogo baixo e deixe derreter, mexendo de vez em quando. Enquanto isso pique o amendoim grosseiramente.
Quando o açúcar tiver derretido e alcançado um tom dourado desligue o fogo e acrescente o amendoim. Misture bem para cobrir todos os amendoins e transfira para um tapete de silicone, ou uma pedra untada, e espalhe bem. Espere alguns minutos para que endureça e quebre esse praliné em pedaços. Deixe esfriar completamente.

Montagem:
Com todos os passos prontos e frios, recheie a massa com o creme de chocolate e cubra tudo com o praliné de amendoim. Leve para a geladeira por pelo menos mais meia hora, para tudo assentar, antes de servir.