Praline de amendoim, do tipo americano

Praline de amendoim, Praliné, Pralinê…. É amendoim coberto com açúcar caramelado formando uma sobremesa doce e crocante!
praline de amendoim

Começando do começo: o que é praline? Aí vem a resposta que a gente menos costuma gostar: varia. Varia de onde você mora e varia de qual acento você usa.

Praline é uma castanha/noz/similar coberta em açúcar cristalizado. O exemplo maior é o beijinho quente, que em boa parte do país chamar amendoim praliné. (sim o certo seria sem o acento)

Pralin é essa castanha açucarada quebrada toda, formando uma farofinha. Ele é usado por cima de doces, igual a gente usa castanha de caju no sorvete.

Praliné é essa castanha com açúcar caramelado triturada até virar uma pasta. Na Bélgica essa pasta serve de recheios pra bombons bem famosos que levam o mesmo nome. E que eu aceito como presente caso alguém aí tenha essa curiosidade.

Todo esse conhecimento não é meu, eu só interpretei o que li aqui

praline de amendoim

E nada disso é a receita de hoje. E calma que eu não tô enganando ninguém. É que em inglês praline é qualquer castanha envolta em açúcar, seja caramelado, cristalizado, inteiro ou quebrado. Tudo vira praline, inclusive doces de açúcar caramelizado formando tijolinhos crocantes, que também são chamados de brittles. Um exemplo disso? Nosso pé de moleque! E brittles foram a inspiração pra Christina, que foi quem me inspirou a fazer esse doce. Sacou a confusão?

Resumão antes de partir pra essa delícia crocante e docinha: Pralines franceses são diferentes etapas de processamento de uma castanha cristalizada no açúcar. Pralines americanos são pés de moleque mais delicados que não precisam ser só com amendoim. Ufa…

Praline de Amendoim tipo americano – original aqui

1/4 xícara de amendoins sem casca
1/4 xícara de açúcar
1 pitada de sal – opcional

Derreta o açúcar em fogo baixo até conseguir um caramelo claro. Desligue o fogo e junte o amendoim. Misture bem até que todos os amendoins estejam cobertos. Espalhe a mistura em um tapete de silicone, ou em papel manteiga untado, e deixe esfriar.
Se quiser salpique uma pitada de sal logo após espalhar a mistura.
Para que não mele conserve em um vidro fechado por até 3 dias.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar