Mussarela rolls, ou pãezinhos de mussarela

Mussarela rolls, ou pãezinhos com mussarela, com massa fofinha, recheio puxento, e uma casquinha crocante de queijo!

mussarela rolls

A ideia era fácil: mudar os cinnamon rolls, que tinha feito recentemente, para uma versão salgada e sem carne. A primeira coisa que vem na mente é queijo né? Mas aí comecei a pensar na textura final da massa e se eu queria mesmo um resultado tão parecido com os pãezinhos doces. Também fiquei pensando se a mussarela, na quantidade que eu queria, não iria embatumar a massa.

A  solução pra isso foi usar mussarela ralada no recheio, e sim, fez diferença. Quando a gente usa a mussarela fatiada ela acaba grudando toda na massa e selando a coisa toda por dentro. Eu sinto que isso atrapalha a inflada que a massa dá quando cresce, ou seja: massa embatumada. Quando a gente usa a versão ralada acaba ficando um pouco de ar ali no meio do recheio, e esse ar permite que a massa cresça melhor. O resultado? Miolo fofinho… E essa casquinha crocante! Enquanto a massa cresce ela empurra um pouco da mussarela pra cima, no calor do forno ela derrete e forma essa casquinha dourada e crocante no topo!

pãezinhos de queijo

Além desse detalhe do recheio fiz também pequenas mudanças na massa. Ou pouco menos de açúcar e um pouco de sal e pronto, massa adaptada pro recheio salgado. E ainda daria pra fazer mais mudanças, a mais básica é acrescentar orégano, ou outro tempero, no recheio.  Também dá pra trocar a mussarela por um queijo curado por exemplo. E claro, dá pra ignorar a gema no topo da massa e colocar um pouquinho de outro queijo por exemplo. Enfim, já deu pra perceber que, nesse caso, a massa é só a base pro que você imaginar né?

Atualização: em 2023 as fotos desse post foram atualizadas, junto com o vídeo abaixo mostrando o passo a passo. O texto desse post também foi atualizado para deixar a coisa toda mais didática e menos repetitiva. Deixo também a dica de usar uma assadeira menor caso você queira que os pãezinhos fiquem mais fofos do que crocantes. Se eles estiverem se encostando bem na hora de ir pro forno a crocância ficará só no topo e não nas laterais.

cheese rolls

Mussarela rolls – original aqui

2 ovos
1/4 xícara de óleo
1/2 xícara de água morna
1/2 xícara de leite morno
1/3 xícara de açúcar
1 1/2 colher chá de sal
1 colher sopa de fermento de pão seco
4-5 xícaras de farinha de trigo

Recheio:
400g de mussarela ralada
15g manteiga derretida
1 gema

Bata os ingredientes líquidos até que misturem completamente. Acrescente os ingredientes secos aos poucos. Vá sovando enquanto acrescenta a farinha, até formar uma massa lisa mas não muito seca. Tampe com plástico e deixe crescer por cerca de 30 minutos.

Abra a massa com um rolo, sobre uma superfície enfarinhada, formando um retângulo e acerte as laterais. Passe manteiga por toda a massa e cubra com a mussarela ralada. Enrole formando um rocambole e corte em fatias grossas. Vire as fatias em uma assadeira untada, deixando cerca de 2cm entre cada uma. Cubra novamente e deixe descansar por mais 10 minutos.

Se quiser, cubra cada rolinho com mais um pouco de mussarela ralada. Asse em forno médio por cerca de 40 minutos, ou até dourar.