Pavlovas com creme mocha em versão invididual

Pavlovas com creme mocha, duas coisas deliciosas juntas em porções individuais pra formar a sobremesa dos sonhos!

pavlovas com creme mocha

Basicamente pavlova é um suspirão de interior macio e servido com uma cobertura. É claro que é mais que isso, começando no tal suspirão. Um suspiro tradicional é feito apenas com claras e açúcar, e algumas vezes sal ou cremor tártaro. Já uma pavlova ainda costuma precisar de vinagre (ou limão), amido (normalmente de milho) e baunilha ou outra essência.

Tem mais sobre a história das pavlovas em outra receita com sabores muito parecidos no post da Pavlova de Cappuccino da Nigela.

Além desses ingredientes a mais, a pavlova costuma ser feita como um grande disco, bem alto, que depois é cortado na hora de servir. Mais recentemente tem aparecido muitas versões miniaturas, ou individuais, como as de hoje. E eu acho que facilita muito a vida, principalmente por outra característica do prato: uma vez que você recheia, não dá mais pra guardar.

pavlovas com creme mocha

Essa sobremesa pode ser feita com bastante antecedência. Os “suspiros” duram bem quando  guardados numa lata. E o creme mocha de hoje dura mais de semana na geladeira. Mas na hora que junta os dois, a validade não passa de 12h. A umidade do creme vai derreter o suspiro e você vai precisar de uma tigelinha e uma colher pra comer. E adeus crocância. Dá pra montar logo antes de servir, ou servir desmontada, no clima de cada um monta a sua pavlova. Vai da sua intenção.

E falando no creme mocha (que a gente pronuncia móca)… Ele é uma meio invenção da minha cabeça meio adaptação de tudo que já por aí. Combinação básica de café e chocolate, aqui ele ganhou também creme e virou uma ganache bem macia. Fiz esse pareamento por conta do clima de inverno. Mas o creme mais comum para pavlovas é o chantilly, e no verão o lemon curd. Qualquer um dos dois fica uma delícia, principalmente quando servidos com frutas por cima.

Já deu pra perceber que essas tais pavlovas são bem versáteis né? É só escolher o creme favorito, e ver se ele pede algum complemento.

pavlovas com creme mocha

Pavlovas com creme mocha

“Suspiros” – original aqui
4 claras
1 pitada de sal
1 xícara de açúcar refinado
2 colheres chá de amido de milho
1/2 colher chá de essência de baunilha
1/2 colher chá de vinagre branco

Bata as claras em neve junto com o sal. Quando já se formarem alguns picos comece a adicionar o açúcar, uma colher por vez, e depois o açúcar o amido de milho. Continue batendo até dissolver o açúcar completamente. Quando não houver mais nenhum grão de açúcar adicione o vinagre e a baunilha e bata rapidamente apenas para misturar esses dois.

Em uma forma com papel manteiga forme as pavlovas. Você pode fazer isso com um saco de confeitar ou com uma colher mesmo. O importante é conseguir os formatos de cestinhas. Leve ao forno baixíssimo para que sequem. Em um forno que não tem controle de temperatura coloque o fogo mais baixo e deixe a porta entre aberta. Asse até que as pavlovas não estejam mais macias. Retire do forno e deixe esfriarem completamente antes de guardar em uma lata.

Creme Mocha
1 xícara de creme de leite sem soro
100g de chocolate meio amargo
1-2 colheres chá de café instantâneo

Junte o creme e o café em uma panela e leve ao fogo médio até começar a ferver e o café dissolver. Retire do fogo, acrescente o chocolate e misture até ficar homogêneo. Transfira para uma tigela e leve a geladeira até a hora de servir.

Montagem
Recheie os suspiros com o creme mocha e finalize como preferir; eu usei raspas de chocolate. Mas monte suas pavlovas apenas na hora de servir, ou logo antes. Quando guardadas recheadas elas acabam derretendo, suspiro inclusive.

—————————

Em 2016: Pão natural de cebola