Bolinhos de mexerica – especial de Halloween

Bolinhos de mexerica, recheados e com uma cobertura levinha doce e ácida ao mesmo tempo; tudo equilibrado e ainda por cima fofo!

bolinhos de mexerica

E fofo de bonitinhos e fofo de textura mesmo; porque era pra essa receita ser um biscoito, mas ficou tão fofinho que pra mim isso é bolo. E aí fica a dúvida: a diferença entre bolo e biscoito é só a textura?

Esses bolinhos era uns cookies de clementines, que são primas irmãs das nossas mexericas candogueiras. Ou tangerinas, a gente já passou por isso em outras receitas né? Só que, quando vi a foto a primeira vez, o que eu enxerguei foram abóboras em miniatura. Fiquei com isso na cabeça agora pro #cozinhadebruxa, e resolvi fazer sim os bolinhos de mexerica, mas com carinha de abóbora. Carinha feita com cravos, porque acho mais prático. Mas que você pode trocar por confeitos se não gostar do aroma de cravo.

bolinhos de mexerica

E pra quem não animar a fazer bolinho, cavar bolinho, rechear, molhar, cobrir com açúcar, desenhar carinha.. Faz só a massa e assa uns biscoitos/bolinhos simples pro café. Ficam uma delícia puros mesmo, ou pra passar uma geleia antes de comer. E aproveitando as sugestões, tenho mais duas.

Primeiro é fazer seus bolinhos de mexerica um bocadinho menores que os meus. Fica mais delicado e fácil de comer. Pra quem gosta de pesar a massa antes de porcionar, eu dividi em 26 porções; acho que com 30 já fica um tamanho mais razoável. E segundo é não deixar de fazer essa receita caso você não tenha mexericas em casa. Qualquer fruta cítrica funciona aqui! Então vale bolinho de laranja, limão siciliano, limão capeta, bolinho cítrico com 2 ou mais frutas misturadas… Vale o que a imaginação mandar e a geladeira permitir!

bolinhos de mexerica

Bolinhos de mexerica – original aqui

3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres chá de fermento em pó
1/4 colher chá de sal
1 xícara de açúcar refinado
1 ovo
1 colher sopa de raspas de mexerica
1/2 xícara de óleo
1/2 xícara de suco de tangerina

Peneire juntos a farinha, o fermento e o sal e reserve.
Amasse as raspas junto do açúcar para que ele pegue bem o aroma delas. Junte o ovo e bata até obter um creme claro. Então junte o óleo e o suco e bata novamente até que fique homogêneo. Junte os ingredientes secos e misture delicadamente até que tudo seja incorporado.

Para modelar os bolinhos, umedeça as mãos em água e faça bolinhas com a massa. Ela fica bem mole, parecendo massa de pão de queijo, e as bolinhas não ficam perfeitas, mas funciona mesmo assim. Essa quantidade de massa rendeu 26 bolinhos meio grandes, se preferir menores rende mais de 30 fácil. Disponhas as bolinhas de massa, com alguns centímetros de distância entre si, em uma assadeira com papel manteiga. Leve para assar em forno aquecido a 180C por cerca de 12-15min; não precisa deixar dourar.

Montagem

1 xícara de geleia de laranja
1 xícara de suco de laranja
açúcar cristal
corante laranja – opcional
cravos

Se for usar o corante, misture um pouco no suco e um pouco no açúcar, aos poucos, até atingir a tonalidade desejada. Depois que os bolinhos estiverem frios, cave o fundo de cada um, sem destruir as laterais nem o topo. E reserve todos os miolos retirados de cada bolinho. Esfarele esses miolos e misture com a geleia. Recheie os bolinhos com essa mistura e junte-os em pares, formando sanduíches.

Molhe cada sanduíche no suco e deixe descansar um pouco; o ideal é que seja sobre uma grade, mas funciona numa boa num prato também. Não precisa deixar descansando muito, é só pra massa absorver o suco da superfície. Depois de alguns segundos passe os bolinhos molhados no açúcar até que estejam totalmente cobertos. Por fim, forme a carinha espetando os cravos conforme sua vontade.

——————————
Em 2014: Esfiha de tabuleiro