Bolinhos de Polvilho não são pão de queijo…

Bolinhos de Polvilho bem fofinhos e com um sabor delicioso. E sim, quase que um primo mais simples do pão de queijo.

bolinhos de polvilho

E foi justamente com o pão de queijo que começou a história desses bolinhos de polvilho, ou quase. Foi lendo um certo texto no Medium que ouvi falar pela primeira vez num tal pão de queijo sem queijo. Eu já conhecia os falsos pães de queijo, receitas veganas e fit e sem glúten e etc, que imitam o pão de queijo mas não tem nada parecido com ele. Por aqui uma delas já até apareceu, mas com o nome mais apropriado: pão de batata baroa (ou mandioquinha dependendo de onde você mora).

Fiquei curiosa com o tal pão de queijo, que parece mesmo com ele, mas não leva queijo. E fui atrás de receitas assim pra experimentar. Já dou spoiler: ainda não achei. Nenhuma das receitas que testei chega perto da textura de um pão de queijo. Mas com algumas mudanças aqui e outras ali, acabei chegando nesses bolinhos de polvilho.

Achei os originais meio secos mas com bastante potencial. Misturei mais um tipo de polvilho, troquei a água por leite, aumentei a proporção de gordura… E o resultado foram esses bolinhos de polvilho da foto. Bem amarelinhos por conta da gema de ovo caipira, e com a única característica igual dos pães de queijo: a casquinha rachada. Eles são ótimos para acompanhar uma xícara de café e sim, são sem glúten também. Uma última dica: pra quem não pode com lactose, dá sim pra trocar por água ou por um leite vegetal, vai ficar um pouquinho mais seco mas ainda assim gostoso.

bolinhos de polvilho

Bolinhos de Polvilho – original aqui

3 ovos
100ml de óleo
100ml de leite
1 colher sopa de açúcar
1 colher chá de sal
1 xícara de polvilho doce
1 xícara de polvilho azedo
1 colher sopa de fermento em pó

Misture os polvilhos com o fermento e o açúcar. Adicione o restante dos ingredientes e misture bem. Divida a massa em cerca de 25 partes e faça um bolinha com cada uma. Transfira para uma assadeira e asse em forno aquecido a 200C até que comecem a dourar. Não deixe que dourem demais. Depois de frios guarde em uma vasilha tampada para que não ressequem.

———————————–
Em 2014: Bolo de chocolate com biomassa de banana