Cinnamon rolls de laranja e uma paixão

Cinnamon rolls de laranja, ou uns pãezinhos doces com recheio amanteigado tudo bem perfumado com raspas de laranja.

rolls de laranja

Essa é a milionésima variação dos tais cinnamon rolls? Não, mas tá quase lá. É que eu adoro pão doce, adoro canela, gosto pra caramba de recheios amanteigado… Então já viu né? Quando vi esses rolls de laranja marquei pra fazer na hora. Mas é claro que eu dei uma modificada na receita.

E a primeira foi bem fundamental: o ingrediente principal da receita original era pistache, não laranja. É eu sei, mas a laranja tava lá como segundo ingrediente principal, e o pistache não é bem a castanha (semente?) mais fácil do mundo de ter da despensa. Então tirei o pistache, aumentei a laranja, troquei um ou dois temperos do recheio, e pronto: cinnamon rolls de laranja.

E a lição que a gente tira disso é: dá pra fazer esses pãezinhos de todos os sabores. Por aqui já tivemos até de amendoim, por exemplo. Basta ter uma base cremosa e os temperos (sabores) que você escolher combinar e pronto, recheio sob medida. E antes de ir pra receita, uma última dica: eu fiz pãezinhos bem pequenos enrolando a massa a partir do lado maior do retângulo; você pode fazer pãezinhos maiores (e mais fofinhos) enrolando a partir do lado menor. O lado ruim é que você acaba com menos rolls de laranja…

rolls de laranja

Cinnamon rolls de laranja – original aqui

2 xícaras de farinha de trigo
3/4 colher chá de sal
1/4 xícara de leite morno
1/4 xícara de suco de laranja
2 1/2 colheres chá de fermento biológico seco
1 ovo
1/4 xícara de açúcar
1 colher sopa de raspas de laranja
40g de manteiga sem sal macia

recheio
100g de manteiga macia
1 pitada de sal
4 colheres sopa de mel
2 colheres chá de canela em pó
1 pitada de cravo em pó
1 colher sopa de raspas de laranja

Misture o leite morno com o suco de laranja e o fermento e deixe descansar por 5 minutos.
Em uma vasilha misture a farinha com o sal.Junte a misture de leite, o ovo, o açúcar e as raspas e misture bem. Quando for possível comece a sovar e vá adicionando a manteiga aos poucos. Depois que toda a manteiga tiver sido incorporada, e a massa estiver lisa e elástica, cubra com um pano e deixe descansar por cerca de 1:30h.

Enquanto isso prepare o recheio, misturando a manteiga com o mel e todos os temperos até ficar homogêneo.

Depois que a massa tiver descansado abra até conseguir um retângulo de cerca de 30x40cm. Espalhe o recheio sobre a massa e enrole como um rocambole. Para pãezinhos menores, como os da foto, enrole o lado maior do retângulo. Corte fatias de cerca de 3cm e transfira para uma forma untada. Cubra com pano e deixe descansar por mais 1h antes de levar ao forno aquecido (200C) até dourar.

Se quiser um pãozinho mais doce ainda cubra com um glacê de laranja: misture 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro com 1-2 colheres de suco de laranja e espalhe sobre os pãezinhos.

——————————-
Em 2015: Caipirinha de maracujá
Em 2017: Suspiros marmorizados