Torta de limão, com leite condensado e merengue

Torta de limão feita com leite condensado e coberta com merengue, e que ainda tem massa de biscoito pra facilitar.

torta de limão

Existe um torta meio que famosa, chamada de Key Lime Pie. E que leva esse nome porque é feita com limões do tipo Key, ou como se diz em inglês: Key Lime. É claro que não temos limões Key por aqui, mas esse tipo de limão é conhecido por ser mais ácido do que o limão usado no hemisfério norte: o siciliano. E limão mais ácido é o que não falta nos arredores, então acho que tá tudo bem em usar limão Taiti pra fazer essa torta.

Isso porque já tinha tempo que eu queria fazer essa torta. Na primeira vez acabei mudando meus planos e fazendo as mini tortinhas de limão, que da ideia original só ganharam a cobertura de merengue. E agora finalmente veio pro Cozinha a torta como desejada: massa de biscoito (maria pra substituir o graham), recheio com leite condensado e cobertura de merengue. Mas é claro que ainda assim eu tive que fazer algumas mudanças, né?

torta de limão

Como a forma que eu usei é toda ondulada precisei alterar um pouco a massa (manteiga e açúcar a mais); se a sua forma for lisa não tem problema, a massa continua funcionando com ela também. Outro detalhe da forma, a medida diz respeito ao fundo dela, não ao topo, e a minha é do tipo baixinha, 2cm de altura só. Mas você pode dobrar as medidas e fazer uma torta maior.

Ainda nas mudanças, mexi na cobertura. A original apenas diz para bater as claras com o açúcar e usar o merengue francês, que é servido cru mesmo. Mas por aqui muita gente tem problemas em ingerir claras cruas. Então resolvi fazer o suspiro suíço, que é esse que vai em banho-maria; assim fica bom pra todo mundo. E ainda tem uma última opção pra você escolher: dourar ou não o suspiro? A torta original não fala nada sobre isso, então eu servi a torta apenas com a cobertura e umas raspinhas de limão pra fazer uma firula. Mas você pode usar um maçarico, ou o grill, para dourar o merengue; fica uma delícia e bem bonito também.

torta de limão

Torta de limão com merengue – original aqui

24 biscoitos maria – aquele comprido
2 colheres sopa de açúcar
60g de manteiga derretida
3 ovos
1 lata de leite condensado de 395g
1/2 xícara de limão
2/3 xícara de açúcar refinado

Processe, ou triture, os biscoitos até conseguir uma farinha fina. Junte as duas colheres de açúcar e a manteiga derretida e misture até ficar parecendo areia molhada. Espalhe essa mistura em uma forma de 20cm de diâmetro e aperte bem, usando um copo ou algo semelhante, até que a massa tenha coberto o fundo e as laterais da forma e esteja bem compactada. Leve ao forno, a 200C, por 12min.

Enquanto isso prepare o recheio. Separe as gemas e misture com o leite condensado e o limão. Imediatamente a mistura vai engrossar. Quando o tempo da massa no forno tiver passado, cubra a massa com o recheio e volte para o forno, por mais 10-15min. O ponto é quando o creme não for mais creme e estiver firme. Retire do forno, deixe esfriar e então leve para a geladeira por algumas horas; ou até o momento de servir.

Antes de servir, prepare a cobertura. Misture as claras com o açúcar e leve ao banho-maria até que atinja 60C, ou até que o açúcar dissolva. Você percebe isso esfregando um pouco da mistura entre os dedos, se não sentir nenhum cristalzinho entre os dedos é porque o açúcar já derreteu. Retire do banho-maria e bata até atingir picos firmes. Então cubra a torta como preferir. Decore com algumas raspas de limão e sirva.

Dica extra: se tiver um maçarico você também pode dourar o merengue, fica bonito e o sabor combina bem com o recheio de limão.

——————————
Em 2015: Empadas de frango
Em 2017: Suco balsâmico de melancia