Chá verde gelado como o de Hanói

Chá verde gelado que não lembra em nada aquele chá amargo que te ofereceram falando que faz bem…

chá verde gelado

E sim, eu já passei por essa experiência também, e também tomei horror a chá verde. Me ensinaram, tem que infusionar por pouco tempo, tem que ser um chá de boa qualidade… Tudo isso e ainda assim eu não conseguia pensar como alguém poderia gostar dessa chá.

Mas aí eu vi esse post, contando sobre esse chá gelado que faz um baita sucesso nas ruas de Hanói, e a moça acabou me convencendo a experimentar. E uau! Os sabores do mel com o limão se equilibram perfeitamente com o chá verde e não fica nenhum resquício amargo. Tem sim um sabor familiar, mas do tipo que sem nenhuma pista a gente não descobre o que é. Fora que uma bebida gelada, docinha e ácida é algo bem refrescante né?

Agora, uma dica extra da própria autora original da receita: ela não faz assim na casa dela. Ela conta que o mais comum de se vender em Hanói é o feito com chá verde, mas que ela prefere feito com o chá oolong. Então vou tomar um pouco mais de liberdade e dizer que essa receita funciona com diversas variações diferentes desse chá: oolong, preto, branco… Escolha o seu e seja feliz. 😉

chá verde gelado

Chá verde gelado – original aqui

2 colheres sopa de chá verde
1 xícara de água
3 1/2 colheres sopa de mel
4 1/2 colheres sopa de limão
bastante gelo

Leve a água ao fogo até começar a ferver. Desligue o fogo, acrescente o chá e conte 3minutos. Coe o chá para outra vasilha e, com ele ainda quente, misture o mel para dissolver. Espere esfriar e misture o limão e bastante gelo. Se preferir sirva em um copo alto com bastante gelo e algumas fatias de limão.

——————————–
Em 2017: Biscoito arco-íris