Expresso Martini com caramelo pra adoçar

Um expresso martini que não só não é amargo, como ainda por cima tem caramelo no meio. E com espuma sem esforço!

expresso martini

Preciso confessar um problema que tenho com expressos martínis: eles tem gin mas não tem vermute. Poxa, martini é a marca do vermute; como alguém me tira justamente esse ingrediente? Resolvi então fazer meu expresso martini apenas trocando o gin pelo café, e mantendo o vermute. E ainda usei vermute doce porque gosto mais. Você pode usar vermute seco? Claro, por que não?

Agora, falando no café… O certo seria usar um expresso. Se você tiver uma cafeteira que faça expresso, então ótimo. Mas caso não tenha, relaxa que é só usar um café bem forte e o drink funciona também. Café coado sem açúcar é uma opção bem versátil, fácil de fazer e que vai dar certo.

E por último, o caramelo. Você pode usar tanto caramelo translúcido quanto leitoso. A diferença, como você deve ter imaginado, é a presença de leite ou creme de leite. O que eu usei foi o translúcido, que é aquele caramelo de pudim. Derreta um tanto de açúcar até ficar dourado, acrescente o mesmo tanto de água quente e deixe no fogo baixo até virar uma calda grossa. Você pode guardar na geladeira por semanas, e fica uma delícia pra adoçar o chá. Se você preferir usar o caramelo leitoso tem a receita de um caramelo básico nesse link; e tem a receita de um caramelo de mel que combina bem com café nesse link.

E antes que eu esqueça, a espuma: ela se forma naturalmente quando você chacoalha o café na coqueteleira (ou em um pote com vidro).

Expresso Martini com caramelo

1 dose de café*
1 dose de vermute doce
1/2 dose de caramelo*
gelo

*para mais detalhes sobre esses ingredientes veja o texto acima

Bata os ingredientes com o gelo em uma coqueteleira até que tudo esteja bem gelado. Sirva em uma taça de boca larga.

——————————
Em 2017: Caramelo de laranja