Calda de caramelo de laranja, pra colocar em tudo!

Calda de caramelo de laranja é apenas uma versão de caramelo, e mesmo ela pode ser modificada a torto e a direito. E isso é ótimo!
caramelo de laranja

Essa receita veio do Joy the Baker, site que eu meio que confio pra caramba, então achei uma boa ideia testar logo de cara, sem muito estudo. Mas logo de cara também resolvi mudar a receita. A original é um burnt caramel, isso quer dizer caramelo queimado. Calma, não é pra realmente queimar o açúcar, mas é pra chegar bem perto. Isso resulta numa cor linda e um sabor bem rico.

Só que eu fiquei com medo desse sabor acabar escondendo o da laranja. Afinal, se você quer um caramelo de laranja então é pro sabor dela aparecer né? Não queimei tanto o açúcar e ficou muito bom. Mas se você é fã de caramelos bem escuros vá fundo, é só deixar mais tempo na panela antes de colocar as gorduras (manteiga e creme).

Eu na verdade queria mais gosto de laranja. Em futuros próximos meu plano é acrescentar raspas e laranja no final, junto da baunilha e passar o caramelo por uma peneira (de metal) na hora do envase. Se der certo eu conto aqui.

Além dessa ligeira modificação também troquei glucose por mel, como sempre faço, e o sabor dele não apareceu nada, então pode ir confiante. Pra quem detesta mel (vcs existem?) é a mesma quantidade de glucose de milho. E usei creme de leite de caixinha; como a ideia é usar como calda não tem problema, mas se quiser usar o fresco fique a vontade.

E por último, uma dica da própria autora da receita: se quiser fazer um caramelo salgado é só dobrar a quantidade de sal.

Calda de Caramelo de Laranja – original aqui

1/2 xícara de suco de laranja
1 1/2 xícara de açúcar cristal
2 colheres sopa de mel
2 colheres sopa de manteiga sem sal
1/2 xícara de creme de leite de caixinha
2 colheres chá de essência de baunilha
1/4 colher chá de sal

Em uma panela grande junte o açúcar, o suco e o mel e misture bem, em fogo alto, até o açúcar dissolver. Baixe o fogo para médio e deixe a calda se formar. Você pode deixar o açúcar dourar mais ou menos conforme seu gosto.
Desligue o fogo e junte a manteiga e o creme de leite. Ligue o fogo baixo e misture até ficar homogêneo novamente. Adicione a baunilha e o sal e misture bem. Transfira para um vidro, mas espere esfriar para tampar. Dura alguns dias no vidro tampado, e semanas se guardado na geladeira.

Salvar

Salvar

Salvar