Torta de Brócolis com Frango e massa crocante

Torta de Brócolis com frango desfiado recheando uma massa crocante. Uma combinação simples e que garante uma refeição completa num prato só!

torta brócolis

Essa receita tem uma origem simples e que eu adoro: um livreto de receitas que veio de brinde, no caso, com um conjunto de formas de silicone. A receita passou por poucas mudanças entre o caderno e esse site, sendo a maior delas a da forma em si. A ideia do livreto era a torta ser feita em uma forma quadrada de uns 20x30cm e com uns 6cm de altura, a de silicone vendida por eles claro. Eu não tenho mais essa forma e fiz no refratário de vidro, oval, com uns 35x25cm que aparece nas fotos. A torta fica um pouco mais baixa mas eu gosto do resultado.

Além dessa questão da forma, eu também uso frango já comprado desfiado mas essa mudança não é muito grande. Eu compro o frango cozido e desfiado, mas você pode fazer isso em casa ou apenas cortar o frango em cubinhos pequenos e refogar por mais tempo pra dar tempo de ele cozinhar antes de ir pra torta. Ainda falando em mudanças no recheio: o brócolis pode ser aquele ninja ou o ramoso; ou os nomes com os quais as variedades de brócolis são vendidas por aí. E se for usar o ramoso vale usar as folhas também. Independente do tipo escolhido, não deixe ele cozinhar demais na panela pra não ficar mole demais depois.

Mais mudanças possíveis? Tem, porque receita salgada sempre deixa. Tomatinhos podem ser quaisquer variedades que você tiver. E também pode ser um tomate bem grandão. O requeijão pode ser qualquer queijo cremoso, ou um requeijão de corte cortado em cubinhos. Por último, a massa pode ser feita no dia anterior e deixada na geladeira pra facilitar essa torta de brócolis.

torta de brócolis

Torta de Brócolis com Frango

3 xícaras de farinha de trigo
200g de manteiga gelada em cubos
1 ovo
2-3 colheres sopa de água gelada
1 gema pra pincelar

Misture a farinha e a manteiga formando uma farofa e sem desmanchar totalmente os pedaços de manteiga. Adicione o ovo e 2 colheres de água e misture juntando tudo em uma massa coesa. Se estiver muito seca adicione a outra colher de água. Quando a massa estiver coesa embrulhe em plástico e deixe na geladeira por 30min no mínimo. Enquanto isso prepare o recheio.

2 colheres sopa de óleo
1 cebola em cubinhos
10 tomatinhos cortados ao meio
1 colher chá de sal
400g de frango desfiado
400g de brócolis picadinho
200g de requeijão cremoso

Em uma panela grande aqueça o óleo e doure a cebola em fogo médio. Adicione os tomates e refogue ligeiramente. Junte o frango e o sal e refogue tudo junto. Adicione o brócolis, mas não cozinhe demais, apenas misture tudo no fogo médio. Desligue o fogo e acrescente o requeijão misturando bem. O calor da mistura vai derreter o requeijão e ele vai ajudar a baixar a temperatura do recheio. Prove o recheio e acerte o sal se precisar de mais.

Passado o tempo da massa na geladeira divida em 3 partes. Reserve uma para a tampa e use as outras 2 para forrar o fundo e as laterais de uma assadeira com cerca de 35x25cm. Fica uma camada bem fina de massa mesmo. Cubra a massa com o recheio. Na bancada enfarinhada abra a parte reservada da massa e cubra a torta com ela. Pincele com a gema e faça dois cortes na tampa. Asse a 230C até dourar.

torta de brócolis

 

————————-
Em 2017: Caramelo de Laranja
Em 2019: Expresso Martini Caramelado