Brownie com bacon da Nigella

Brownie com bacon porque misturar chocolate com bacon é uma boa ideia sim. E contrariando todas as expectativas, ainda ficou uma sobremesa bem leve…

brownie com bacon

Misturar bacon com ingredientes doces pode parecer um pouco estranho, com chocolate então pode levantar questionamentos em muita gente. Mas a verdade é que tanto bacon quanto chocolate são ingredientes bem versáteis, tanto com ingredientes salgados quanto doces. Misturar os dois então é algo bem simples.

Para deixar tudo ainda mais equilibrado, o bacon é frito na própria gordura, o que resulta em pedacinhos de bacon mais sequinhos e menos gordurosos. E depois ainda é glaceado no mel, o que, além de acrescentar sabor, garante ainda mais crocância. Aliás, isso por si só já é um petisco maravilhoso, basta garantir que escorreu bem a gordura do bacon na hora de tirar da frigideira e pronto.

brownie com bacon

Bacon explicado, hora de falar do brownie. Como sempre, eu troquei cacau por chocolate em pó 50%, por questões logísticas. Você pode usar cacau sem problema, mas troque as quantidades do cacau e do açúcar. Para a receita abaixo ficam sendo 3/4 xícara de cacau e 1 xícara de açúcar refinado. E sim, os dois tipos de açúcar fazem diferença na receita. Mas não, seu brownie com bacon não vai dar errado se você usar só um tipo. Só açúcar mascavo resulta num brownie mais denso, e só açúcar refinado resulta num brownie menos úmido.

Por último, uma dica da própria Nigella: guarde o brownie de bacon, depois de frio, em uma vasilha com tampa, por uma noite inteira. Mesmo que você não espere de uma dia pro outro para experimentar os primeiros pedaços, guarde alguns para experimentar depois. A textura muda, fica mais úmido e bem gostoso!

Brownie com bacon – original aqui

125g de bacon em cubos
2 colheres chá de mel
150g de manteiga sem sal
1/4 xícara de açúcar refinado
1/4 xícara de açúcar mascavo
1 1/2 xícara de chocolate em pó 50%
1 xícara de farinha de trigo
1 colher chá de bicarbonato de sódio
4 ovos
150g chocolate meio amargo picado – ou gotas

Em uma frigideira, leve o bacon ao fogo baixo e deixe que frite na própria gordura. Quando ele estiver dourado, baixe o fogo e junte o mel. Misture bem e, quando todo o bacon estiver coberto de mel, retire do fogo. Separe o bacon da gordura e deixe esfriar em um prato, sem papel por baixo.

Enquanto o bacon esfria, leve a manteiga e os açúcares ao fogo baixo até derreterem. Em uma vasilha junte a farinha com o chocolate em pó e o bicarbonato e então misture a manteiga com açúcar. Quando a massa estiver bem misturada acrescente os ovos, um de cada vez, misturando bem. Só então junte os pedaços de chocolate e o bacon, que já deve estar bem crocante. Misture apenas ligeiramente e transfira para uma forma de 30X20cm forrada com papel manteiga.

Leve para o forno, já aquecido a 200C, por cerca de 25min. Se assar demais acaba ficando com uma textura parecida com a de bolo, então retire quando o palito de teste ainda sair um pouco sujo. Espere esfriar completamente antes de desenformar e cortar.

——————————
Em 2015: Daiquiri da casa
Em 2017: Quindim grandão