Torta de milho com textura de brigadeiro

Torta de milho com casquinha crocante, que lembra biscoito, e recheio que mais parece um brigadeiro de milho de tão denso!

torta de milho

Essa receita começou como uma ideia diferente. A primeira intenção era fazer uma torta curau: a mesma casquinha que está nessa receita, mas recheada com um curau bem leve. Só que eu meio que fiquei com medo de não apertar o ponto o suficiente e deixei o creme de milho ir cozinhando, cozinhando, cozinhando… E o resultado foi esse (quase) brigadeiro de milho. O leite e o açúcar cozinharam tanto que eu acho que fiz um leite condensado caseiro sem querer. Só que com milho.

Acontece que o resultado ficou tão gostoso que eu nem vou chamar o que aconteceu de erro. É claro que essa torta ainda deve ficar uma delícia se você usar o curau tradicional como recheio. Vai ficar mais leve, e talvez um pouco menos doce. Mas devo dizer que esse mezzo curau mezzo brigadeiro de milho foi um achado! A textura ficou igual a de brigadeiro, até começou a puxar um pouco. E o sabor do milho ficou mais acentuado do que no curau tradicional. Acabou combinando muito bem com a massa crocante!

Aliás, pra quem interessar, a massa veio dessa torta de tangerina que também é uma delícia.

E pra quem não gosta de canela, um aviso: ela é totalmente opcional. A torta fica uma delícia sem nada polvilhado por cima. Mas se você sente falta de algum enfeite, sempre fica gostoso polvilhar um pouco de açúcar de confeiteiro na hora de servir. Apenas não faça isso com antecedência para evitar que ele derreta.

torta de milho

Torta de Milho

Massa:
60g de manteiga gelada
1/4 xícara de açúcar refinado
1 gema
3/4 xícara de farinha de trigo

Misture a farinha com o açúcar e a manteiga até conseguir uma farofa; então adicione a gema e aperte até formar uma massa lisa. Forre o fundo e as laterais de uma forma redonda de 20cm de diâmetro. Fure toda a massa com um garfo e leve para o congelador por 30min. Então leve direto para o forno a 200C até que as bordas dourem. Deixe esfriar antes de rechear.

Recheio:
200g de milho
2 xícaras de leite
1/3 xícara de açúcar

Em um liquidificador, ou processador, bata o milho com metade do leite até triturar totalmente os grãos. Transfira para uma panela, passando por uma peneira, e descarte o bagaço. Na panela junte o restante do leite e o açúcar, e leve para cozinhar em fogo médio. Mexa constantemente, até atingir o ponto parecido com o de brigadeiro mole. Transfira para a massa da torta, alise e leve para a geladeira por algumas horas. Na hora de servir polvilhe um pouco de canela por cima.

——————————
Em 2015: Elephant Shake