Quadradinhos de amendoim macios e doces

Quadradinhos de amendoim, entre um dadinho e uma paçoca, com apenas 3 ingredientes e com passo a passo super fácil.

quadradinhos de amendoim

O que não foi fácil foi entender o que é essa receita. O nome original é Fudge de Manteiga de Amendoim, o que levou a pensar que era chocolate branco e manteiga de amendoim. Isso porque fudge é, classicamente, um docinho gringo feito de chocolate e leite condensado. Tem inúmeras variações, mas a base chocolate + leite condensado tá lá. Só que, essa receita não tem nenhum desses ingredientes. E aí fica a pergunta: ainda assim é fudge?

Eu não quis bater o martelo, então tô chamando de quadradinhos de amendoim. Enquanto estava fazendo pensei em chamar de dadinho caseiro. E a textura antes de secar lembra muito o dadinho. Mas passado o tempo na geladeira muda um pouco, é como se esses quadradinhos ficassem mais densos. E tem a texturinha do amendoim também. É mais liso que uma paçoca e mais granulento que um dadinho. Sério gente, fazer a receita é mais fácil do que descrever…

E já que eu mencionei a textura do amendoim, isso pode variar caso você use a pasta de amendoim caseira ou não, e da textura dessa pasta escolhida. E eu tô chamando de pasta de amendoim justamente para não causar confusão com aquelas manteigas de amendoim adoçadas e cheias de aditivos. A ideia aqui é amendoim puro mesmo. Você pode usar uma pasta (ou manteiga) comprada pronta, desde que ela seja amendoim puro. Ou você pode pegar grãos torrados e processar até conseguir a pasta. Demora um pouco mas, pelo menos aqui, sai infinitamente mais barato. A escolha fica por sua conta.

Por último, uma modificação que eu fiz: diminui o açúcar pela metade do que a receita original pedia. Na receita abaixo está a quantidade que eu usei, mais ou menos. Mas fica a dica: siga a receita e vá colocado o açúcar aos poucos, não só pelo ponto mas pela doçura também. Prove e vá ajustando aos poucos. E bom apetite!

quadradinhos de amendoim

Quadradinhos de Amendoim – original aqui

1 1/2 xícara de amendoins torrados
200g de manteiga
2 xícaras de açúcar de confeiteiro

Esquente os amendoins e processe até que virem uma pasta lisa e homogênea. Você também pode usar 1 xícara de pasta de amendoim pura, comprada pronta.

Em uma panela junte a pasta de amendoim com a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo até que comece a querer ferver. Desligue o fogo e comece a juntar o açúcar, aos poucos. Vá misturando o açúcar, provando e fique de olho na textura, que fica parecida com a de massa de pão de queijo ainda crua. No meu caso sobraram 3 colheres de açúcar, pode ser que você precise de um pouco menos ou um pouco mais.

Transfira para uma forma forrada com papel manteiga. Você pode usar uma forma de bolo de cerca de 20x10cm para quadradinhos mais altos, ou uma assadeira mais larga e mais baixa para quadradinhos menores. Cubra com plástico e deixe na geladeira por 1h. Retire da forma, corte e sirva.

Os quadradinhos de amendoim podem ser guardados em um pote com tampa, fora da geladeira, por uma semana sem alterações na textura.

——————————-
Em 2015: Bolo de maçã com aveia
Em 2016: Pipoca Temperada