Licor de amendoim e diferenças de métodos

Licor de amendoim, forte, doce e super aromático, e feito com poucos ingredientes e com método fácil que a gente já viu aqui.

licor de amendoim

Isso porque eu tenho costume com 2 jeitos de fazer licor: um com saborização a frio e um com saborização a quente. O nome é estranho mas o método é simples: na saborização a frio você deixa a coisa que vai dar sabor de molho na bebida alcoólica escolhida por um tempo, coa e então junta com a parte doce do licor. Na saborização a quente você faz um xarope já com sabor e então junta a bebida alcoólica na mistura, depois de coar.

É claro que tem outros jeitos, como o licor de acerola que é a frio mas tem o açúcar desde o início.

A grande diferença entre os dois métodos é o tempo que cada um leva e como o sabor muda com esse tempo. Então para sabores frescos o melhor é usar o método rápido (quente), os demais podem ser feitos no método frio em problema. É claro que se você tem o mesmo nível de curiosidade que eu já deve estar pensando em usar os mesmos ingredientes para os dois métodos e então ver a diferença. Por favor, se fizer isso me conte os resultados!

Mas para esse licor de amendoim eu acabei escolhendo o método a frio por um motivo bem específico: a gordura do amendoim. Eu já sabia que esse licor ia ficar gorduroso e não queria exacerbar isso esquentando tudo. Ainda assim o licor é um pouco gorduroso sim, lembrando o rum amanteigado (que é uma delícia bem estranha), mas nada que roube a cena do aroma de amendoim.

A real questão que você vai se fazer é: vodka ou cachaça? Eu comparei pequenas porções de licor de amendoim feitas com vodka, cachaça ruim e cachaça boa. Ruim e boa são conceitos relativos, mas eu considerei ruim a que eu não tenho coragem de beber pura e boa a que eu bebo pura sem problema. No fim a cachaça boa foi a melhor opção. Se você não gosta de cachaça, ou não tem uma boa, a vodka é segunda escolha. A cachaça ruim nunca é uma escolha. Se a grana tá curta é melhor comprar uma vodka meia boca do que uma cachaça meia boca. Pelo menos o sabor da vodka é neutro e seu licor de amendoim vai ter gosto só de amendoim.

E se ficou na dúvida se isso vale a pena mesmo ou não, faça como eu: minha primeira tentativa foi com 1/4 de xícara, só pra ver se dava certo. Depois que vi que a ideia era boa que fui fazer na quantidade da receita abaixo. E agora já tô pensando em fazer na base do litro mesmo…

Licor de Amendoim

1 xícara de amendoim torrado
1 xícara de vodka ou cachaça – veja texto acima
cerca de 3/4 xícara de xarope simples*

*para fazer o xarope simples é só levar ao fogo 1 medida de água e 1 medida de açúcar e deixar até ferver. Desligar o fogo e deixar esfriar. Eu costumo fazer uma quantidade grande e deixar na geladeira para fazer drinks, molhar bolos e outras receitas como essa.

Junte o amendoim e a bebida em uma garrafa (ou pote) bem tampada e deixe descansar em local escuro por 1 semana. Passe por um filtro de papel e meça quanto de líquido sobrou. O normal é a bebida evaporar um pouco nesse tempo e deve sobrar cerca de 3/4 de xícara. Misture a mesma quantidade de xarope e guarde em uma garrafa muito bem tampada, na geladeira.