Quebra-Queixo, que não vai quebrar o seu queixo

Quebra-queixo é um primo da cocada, não tão crocante e muito mais puxento, e feito com açúcar dourado, e que é uma delícia!

quebra-queixo

E que eu conheço desde pequena! Um dos doces que a gente basicamente comia duas vezes por ano: durante as festas juninas e no festival da cidade. Porque era nessas épocas que a barraca de doces que (ainda) vende quebra-queixo vinha pra cidade. Coisa bem típica do interior né?

Já tem um tempo que eu andava me prometendo tentar fazer essa meio cocada puxenta e dourada em casa. E no #cozinhajunina desse ano eu finalmente animei de procurar uma receita e experimentar. Achei vários links, todos com basicamente a mesma receita: calda dourada no método molhado, junta coco e limão e cozinha até soltar da panela. Peguei confiança, liguei a câmera e fui pro fogão! E a coisa toda virou uma pedra de açúcar com uns pedaços de coco. Errei o ponto feio…

Fiz umas anotações, pequenas mudanças pra evitar o erro e tentei de novo. E ganhei mais uma tigelada de pedras… Mandei a receita parcialmente pelos ares, fui seguir meus instintos e pronto: esse doce da foto! Então minha conclusão é: se você faz com esse método, ou quer experimentar com ele, tá certo; tem muita gente que faz assim. Mas caso você tenha experimentado essa receita e não tenha dado certo contigo também, tenta desse jeito descrito abaixo que ele foi minha solução.

quebra-queixo

História contada, hora dos detalhes! O açúcar é cristal porque na minha experiência é mais fácil queimar o açúcar refinado. Se você tem costume de fazer caldas com o refinado pode usar ele sem problema. E pode mexer esse caramelo sim. Tem muito essa história de qu não pode mexer o açúcar, e em várias receitas é melhor evitar mesmo. Mas nesse caso específico, não tem problema, mexa o quanto for preciso para evitar que o açúcar queime. A água é quente porque isso vai diminuir um pouco o caos que acontece na panela quando você junta ela com o açúcar. E o limão normalmente é usado para diminuir a cristalização do açúcar em caldas e geleias. Por fim o coco. Eu dou preferência pra usar o fresco principalmente porque posso escolher qual a graduação do ralador vou usar. Como a ideia é ser um doce com bastante textura o coco ralado fino comum nos mercados não fica tão bom.

Ufa, acho que isso é tudo. No vídeo tem o ponto da calda sendo mostrado, mas se tiver ficado qualquer dúvida é só deixar nos comentários, ou me procurar no YouTube, que eu respondo como puder!

Quebra-Queixo macio

1 3/4 xícaras de açúcar cristal
1 3/4 xícaras de água quente
2 xícaras de coco ralado grosso
2 colheres sopa de limão

Em uma panela grande, leve o açúcar ao fogo médio até que ele derreta e fique dourado. Adicione a água quente e se afaste pra dar espaço pra nuvem de vapor que vai subir na hora. Deixe essa mistura apurar em fogo baixo até as coisas se acalmarem e a maior parte do açúcar derreter de novo. Então junte o coco e o limão e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até chegar no ponto do doce.

Essa parte parece pegadinha, o ponto é quase o ponto de fio. Pra ver o ponto coloque a colher na calda, erga e deixe a calda pingar de volta na panela. Quase chegando no ponto fio é quando as gotas estão mais grossas, demorando a cair da colher, e quase formando um fio entre a gota que já caiu e a colher. O ponto fio é quando a gota cai mas forma um fio entre ela e a colher. Se você chegar nesse ponto, acrescente mais umas 4 colheres de água e deixe no fogo mais tempo até chegar no ponto certo.

Com o doce no ponto, desligue o fogo e transfira para uma forma untada com manteiga. Eu usei uma assadeira de vidro refratário, mas vale uma forma de bolo também. Cubra com um plástico que aguente o calor e deixe o doce esfriar. O quebra-queixo é guardado assim mesmo, coberto com plástico e fora da geladeira. A única mudança é que eu troquei o plástico mais grosso por um filme plástico mesmo. Ele dura 3-4 dias sem açucarar; depois desse tempo não estraga mas a textura começa a ficar muito seca e açucarada.

——————————
Em 2015: Flores de cebola