Biscoito espiral de canela

Biscoito espiral de canela, doce, crocante e aromático, e com um passo a passo muito mais fácil do que parece!

biscoito espiral de canela

Esse biscoito não tem muita firula, nem na história de como cheguei na receita, nem na receita em si. Eu vi uma foto no Pinterest, me apaixonei, li a receita, gostei, e quis experimentar. E a receita é bem simples: um biscoito de açúcar bem amanteigado, o que significa muita crocância, e um recheio doce e salgado com aroma forte da canela.

Então sim, se você detesta canela esse biscoito pode ser difícil pra você. Mas olha só, dá pra fazer biscoito espiral de qualquer outra coisa. Use a base do recheio, e pule a parte da canela. Vale substituir por outro tempero ou por nada mesmo. O biscoito espiral vai continuar dando certo e vai estar mais ao seu gosto. Da mesma forma funcionam as raspas de laranja. Elas não são nem um pouco essenciais. Se você não tiver em casa não precisa deixar de fazer essa receita só por isso. Mas se tiver uma laranja dando sopa, use as raspas. Elas dão um aroma a mais para a massa, algo sutil pra que acrescenta uma camada de sabor sim.

Por último, o uso de 2 açúcares. Eu achei estranho e na hora de testar a receita achei melhor seguir da forma como estava descrito. Depois fui parar pra pensar. Normalmente quanto mais refinado o açúcar, menos o biscoito de espalha. Então imagino que o açúcar de confeiteiro seja pra evitar espalhamento excessivo da massa. Se não tiver essa versão em casa, bata 1 xícara de açúcar refinado com 1 colher sopa de amido de milho no liquidificador, até ficar bem fininho. É um substituto que funciona bem na maioria dos casos.

biscoito espiral de canela

Biscoito Espiral de canela – original aqui

200g de manteiga sem sal
1/3 xícara de açúcar refinado
3/4 xícara de açúcar de confeiteiro
1/2 colher chá de sal
1 1/2 colher chá raspas de laranja
1 ovo
2 1/4 xícaras de farinha de trigo

Bata a manteiga com os açúcares até consegui um creme. Adicione o sal, as raspas e o ovo e bata novamente até ficar homogêneo. Então junte a farinha e misture até incorporar tudo e conseguir uma massa maleável. Abra essa massa sobre um retângulo de papel manteiga, formando um quadrado de 30x30cm. Caso a massa esteja muito mole, deixe na geladeira enquanto prepara o recheio:

80g de manteiga sem sal
1/4 xícara de açúcar mascavo
1 1/2 colher chá de mel
1 colher sopa de canela
2 colheres sopa de farinha de trigo
1/2 colher chá de sal

Bata todos os ingredientes até conseguir um creme homogêneo e o recheio está pronto. Espalhe esse creme sobre o quadrado de massa, deixando 1cm livre em um dos lados. Então enrole a massa, como um rocambole, começando do lado contrário ao que ficou sem recheio. Use o papel manteiga para ajudar e, quando tiver enrolado toda a massa, enrole o papel manteiga em volta. Leve a massa para o congelador por pelo menos 30min, ou até 3 meses.

Aqueça o forno a 200C. Fatie o rocambole de massa e transfira os biscoitos para uma forma, que não precisa estar untada, deixando pelo menos 2cm entre cada um deles. Asse por cerca de 15min, ou até que o fundo dos biscoitos doure. Espere os biscoitos esfriarem totalmente antes de guardar em uma lata.

Se quiser você também cobrir os biscoitos com um pouco de glacê. Basta misturar algumas colheres de açúcar de confeiteiro com um pouco de água, ou suco de limão, ou de laranja, ou do que você quiser; e espalhar essa mistura sobre os biscoitos.

———————————
Em 2015: Canjica Doce
Em 2016: Bolo zebrado