Pão sanfona de queijo, muito queijo

Pão sanfona, a versão mineira do pull apart bread, dessa vez recheada com muito queijo e algumas ervas pra dar um sabor a mais.

pão sanfona de queijo

O tal pull apart bread é basicamente um pão que você pega e puxa um pedaço, tem vários formatos e vários jeitos de fazer. Por aqui ele já apareceu com esse nome com uma cobertura de queijo e calabresa; mas também já apareceu com outros nomes, como o monkey bread e o pão guirlanda de natal. E finalmente ganhou o nome de pão sanfona em uma versão com laranja.

Essa quantidade de nomes diferentes é por conta da minha dificuldade de traduzir certos nomes. E também da minha resistência em usar o nome em inglês. E no fim das contas eu acho pão sanfona um nome fofo. Tem um quê de interior, faz sentido com a aparência sanfona do pão já assado, e é na nossa língua.

pão sanfona de queijo

E dito tudo isso, qual o grande tchã desse pão? Queijo, muito queijo. Dá uma olhada nas fotos e confere a teia de queijo que aparece quando a gente puxa uma fatia. Ainda tem a manteiga que garante a separação das camadas, e as ervas que garantem um sabor a mais. E claro, a massa fofinha; daquelas boas com poucos ingredientes mas que crescem bem no forno.

Também teve vários perrengues meus durante a receita. Errei no tamanho da forma, mas tá corrigido na receita abaixo. Errei ao ignorar meus instintos e não enfarinhar a forma; enfarinhe, tá na receita e no vídeo. Mas ainda assim, com tudo isso o pão ainda ficou uma delícia. E isso, pra mim, é garantia de receita boa. Quando eu faço de tudo pra ela dar errado e acabo com um pãozão garantido pro lanche, eu sei que ele foi bem formulado.

Pão Sanfona de Queijo – original aqui

4 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher sopa de fermento biológico seco
1/2 colher sopa de sal
1/2 colher sopa de açúcar
320ml de água morna
1/2 colher sopa de azeite
25g de manteiga
200g de muçarela
2/3 xícara de ervas

Em uma vasilha grande junte a farinha, o fermento, o sal, o açúcar e a água. Misture até conseguir uma massa de textura feia, então transfira para a bancada de trabalho e adicione o azeite. Comece a sovar a massa, enfarinhando a bancada o mínimo possível. Quando a massa já estiver lisa e elástica, forme uma bola com ela. Unte a vasilha com um pouco de azeite, role a massa dentro da vasilha para que ela fique untada também; cubra com um pano e deixe descansar por 1:30h, ou até que dobre de tamanho.

Aperte a massa para retirar o ar, e divida em duas metades. Abra uma delas sobre uma superfície enfarinhada, formando um retângulo de 20x40cm*. Pincele metade da manteiga sobre a massa e cubra com metade da muçarela e metade das ervas. Corte esse retângulo em 8 quadrados de 10×10 e forme duas pilhas com 4 quadrados cada. Repita todo o processo com a outra metade da massa.

Unte e enfarinhe muito bem uma forma de bolo inglês e coloque os quadrados de massa de pé dentro da forma. Eu acho mais fácil virar a forma de pé e empilhar os quadrados. Então cubra com um pano e deixe descansar por mais 15min. Enquanto isso, aqueça o forno a 200C.

Asse até que o pão doure, e deixe apenas amornar antes de servir.

*Essas medidas são para uma forma de 10x25cm.

—————————-
Em 2017: Tortinhas de chocolate com doce de leite