Buttercream de chocolate branco

Buttercream de chocolate branco é aquele creme de manteiga, típico da confeitaria americana, mas com o chocolate dando todo um tchan!
bolo com buttercream de chocolate branco

Muita gente não gosta do creme de manteiga por conta do gosto de manteiga que fica na cobertura. Então, não era pra ter esse gosto gente. Se o buttercream ficou com gosto de manteiga ele não foi feito direito. Mas ainda assim, se o seu sempre fica com gosto, então esse buttercream de chocolate branco pode ser a solução. Afinal, o sabor final é chocolate branco (dããã).

Além do sabor, o chocolate contribui pra textura também. Como ele tem bastante gordura (de cacau) contribui pra leveza do creme, mas sem diminuir a maleabilidade. Explico. Esse creme parece a coisa mais frágil do mundo de tão leve; mas na hora que você vai rechear a o bolo, ele sustenta a coisa toda muito bem, sem ficar desmontando. Ótimo pra confeitar!!
bolo com buttercream de chocolate branco

A receita veio de um site gringo e alterei uma coisinha mínima: as medidas lá são em onças e a conversão aqui não fica exata. Mas são diferenças muito pequenas pra alterar a receita. Em medidas comuns aqui (xícara 240ml e gramas) ficou um creme de proporção 1:1:1 – 100g de manteiga, 100g de chocolate, 100g de açúcar. Mas na receita abaixo já deixei o açúcar em xícara pra facilitar. Ainda assim, pra quem quiser fazer grandes quantidades é só manter a proporção. E por falar em grandes quantidades: as medidas da receita abaixo são o suficiente para um bolo de 15cm ricamente recheado e coberto no estilo semi-naked.

Eu misturei os farelos do bolo no creme pra dar esse efeito “flocos”. Se você quiser uma cobertura bem branquinha é só ter cuidado pra não deixar nenhum farelo nela.

Última dica! Com chocolate e manteiga como base, não é surpresa que esse buttercream de chocolate branco fique beeem firme quando gelado. Retire o bolo da geladeira pelo menos 20min antes de servir; fica bem mais gostoso!
bolo com buttercream de chocolate branco

Buttercream de chocolate branco – original aqui

100g de manteiga sem sal bem macia
3/4 xícara de açúcar de confeiteiro
100g de chocolate branco

Derreta o chocolate branco e reserve para ele esfriar um pouco. Enquanto isso bata a manteiga até ela formar um creme fofo. Ainda batendo vá acrescentando o açúcar aos poucos até o creme ficar mais firme e o açúcar dissolver.

Com o creme montado e o chocolate mais pra frio que pra morno bata os dois juntos até que o chocolate incorpore totalmente. A consistência correta é um creme firme mas leve. Em dias muito quentes vale colocar esse creme na geladeira um pouco; mas o ideal é usar assim que ele estiver pronto.

—————————–

Em 2014: Pão com Farinha de Coco
Em 2015: Licor de Mexerica