Sopaipillas Chilenas, doces ou salgadas
Sopaipillas, uma espécie de panquequinhas fritas, ou talvez biscoitinhos macios, feitos com abóbora… E que podem ser salgados ou doces…
E eu mencionei que essa receita chegou pra mim como chilena, mas que tem meio que um trilhão de versões e origens diferentes? Então vamos o começo: sopaipillas são discos de massa fritos, típicos dos países americanos de colonização espanhola, ou seja nossos vizinhos. A partir daí começam as variações, como por exemplo a presença da abóbora. Quando vi a receita as primeiras vezes, todas incluíam a abóbora cozida/assada e amassada. Mas depois, quando fui pesquisar sobre, vi que em várias regiões a massa é mais simples.
Uma outra variação é o modo de servir. No Chile, por exemplo, elas podem ser servidas sequinhas, junto de um molho apimentado; ou depois de fritas elas podem ser fervidas em uma calda feita com uma espécie de rapadura, a Chancaca. A maioria dos países que pesquisei tem pequenas variações, mas mantém essa ideia de um prato que pode ser servido salgado ou doce. E também mantém outra característica: sopaipillas são petisco para dias de chuva. Mais alguém aí lembrou dos bolinhos de chuva?
A receita de bolinhos de chuva aqui de casa é de uma massa bem mais mole, que é frita à colheradas. Mas ainda assim as sopaipillas me lembraram eles, e resolvi experimentar passar alguns discos no açúcar com canela. E descobri que fica mais gostosa ainda! Descoberta que não é nenhum mérito meu, já que depois li que em algumas partes do Peru é justamente assim que se come esse petisco.
E as variações continuam subindo pela América Latina e chegam até os Estados Unidos, já bem diferentes das versões aqui do cone sul. Na culinária Tex-Mex e na do Novo México, sopaipillas são mais parecidas, ironicamente, com nosso bolinho de chuva: mais gordinhas e fofas, mas ainda a massa frita. Enfim, deu pra perceber que essa receita é só o começo e dá pra inventar bastante a partir daí, né?
Então ficam duas dicas finais antes de partir pra receita. Eu cozinhei a abóbora e amassei com um garfo e deu bem certo. Mas você pode fazer a massa toda no processador: comece com a abóbora e vá adicionando os outros ingredientes até a massa se formar. A outra dica é: brinque com temperos. É só pensar em como você prepara a abóbora na sua casa e adaptar isso para as sopaipillas. Assou abóbora com alecrim para o almoço? Salva uns pedaços e já tem matéria prima para as sopaipillas do lanche da tarde. Acho que deu pra pegar a ideia, certo?
Sopaipillas – original aqui
1 xícara de abóbora amassada*
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres chá de fermento em pó
1 colher chá de sal
25g de manteiga derretida
*eu cozinhei cerca de 200g de abóbora cortada em cubinhos e amassei no garfo mesmo
Misture todos os ingredientes e deixe descansar por cerca de 20min. Abra a massa até ficar com cerca de 0,5cm de espessura e corte discos de massa. Frite em óleo quente e está pronto para servir. Você também pode passar no açúcar com canela para deixar o prato doce.
——————————
Em 2015: Vitamina de morango com coco
Em 2017: Gnudi simples