Vinho Spritzer, vinho com soda limonada

Vinho spritzer é um drink leve e ligeiramente borbulhante feito de forma fácil e adaptável: duas palavras muito queridas nesse site.

vinho spritzer

Se tem uma coisa que é bem vinda por aqui é a possibilidade de você mudar a receita conforme o que tiver em casa. E esse vinho spritzer é bem assim, e vários aspectos. Como o próprio nome fala, uma das bases desse drink é o vinho, e aí começa a primeira leva de opções. Na receita abaixo eu deixe apenas vinho tinto e, dependendo de qual você escolher, o resultado final vai variar totalmente. Mas a melhor parte é que você também pode usar vinho branco ou rosé, fazendo um drink totalmente novo.

Aliás, por aqui já tivemos o Doce Spritz que tem como base um vinho branco frisante!

Saindo da parte do vinho, vem a segunda leva se mudanças possíveis: o ingrediente gaseificado. É que o spritz, na sua origem, era uma mistura de vinho e água gaseificada. Mas nesse Vinho Spritzer eu usei soda limonada. E você usar qualquer coisa que tenha gás: soda, água com gás, água tônica… Tudo vai depender do resultado que você quer. A soda vai adoçar mais o drink, a água com gás será mais neutra, e a água tônica vai trazer amargor. Pense no vinho que você vai usar e escolha a sua. Exemplo: eu usei um vinho bem seco, então mantive a soda limonada que iria balancear o drink pro meu gosto (mais doce mesmo).

E por último: eu servi o drink em uma taça alta, mas se você estiver querendo um clima mais informal vale servir em qualquer copo alto.

Vinho Spritzer – original aqui

1/2 dose de mistura sour
1 dose de soda limonada
1/2 dose de vinho tinto

Em um copo ou taça alta coloque algumas pedras de gelo. Cubra com a mistura sour e em seguida a soda limonada. Com cuidado sirva o vinho sobre o coquetel e sirva em seguida.

Mistura Sour

1/4 xícara de água
1/4 xícara de açúcar
1/2 xícara de limão coado

Junte a água e o açúcar e leve ao fogo baixo até que o açúcar dissolva totalmente. Deixe esfriar e misture o limão. Essa mistura pode ser guardada por até 3 dias em uma garrafa tampada, na geladeira.

——————————–
Em 2014: Doce de laranja
Em 2017: Bolo temperado de Rum