Peras fantasmas pro #cozinhadebruxa

Peras fantasmas que, já dando spoiler, são apenas peras perfumadas, cozidas em uma calda, e disfarçadas de fantasminhas.

peras fantasmas

Tá, nessa primeira frase acho que já resumi o todo da receita de hoje: cozinhe peras em uma calda de açúcar e faça carinhas em cada uma delas. Pronto, você tem peras fantasmas e eu tenho algumas linhas ainda pra enrolar…

Mas falando sério, vamos pras origens e pra minha parte favorita, as variações. A ideia de fazer essa sobremesa foi uma foto no Pinterest, algo bem frequente por aqui. E, também de forma bem frequente, eu resolvi não seguir a receita da foto original e fazer a minha própria. Eu já fiz esse tipo receita aqui no Cozinha pelo menos duas vezes: as peras ao vinho e as peras belle hélène. Ambas tem a mesma base: peras cozidas em calda. Então dessa vez resolvi fazer essa base apenas.

E é justamente na base que dá pra fazer um número enorme de variações! Eu fiz uma calda bem básica, perfumada só com canela e laranja. Você pode usar outras combinações clássicas como cravo e canela, laranja e anis estrelado, raspas de limão. Mas existem outras combinações mais diferentonas como pimenta rosa com raspas de limão, raspas de laranja com cardamomo, ou os temperos e as especiarias que você quiser! Também dá pra substituir o açúcar comum por mascavo se você quiser adicionar cor e sabor caramelado para as peras. Ou então colocar uma colherada de mel, pelo sabor e aroma também.

E até que deu pra desenvolver alguma coisa sobre uma receita tão simples, hein? Por último ficam duas dicas então. Primeiro, escolha peras de polpa mais firme pois elas amaciam muito quando cozidas. E segundo, coloque os cravos das carinhas apenas logo antes de servir pois eles também adicionam sabor ao prato.

peras fantasmas

Peras Fantasmas

3 peras
1 xícara de açúcar
1 xícara de água
1 pedaço de canela
1 pedaço de cerca de 5cm de casca de laranja – sem a parte branca

Em uma panela junte o açúcar, a água, a canela e a laranja e leve ao fogo baixo. Enquanto isso descasque as peras, deixando os cabinhos nelas. Quando o açúcar tiver derretido coloque as peras na calda e deixe cozinhar até que elas fiquem macias.
Para fazer os fantasmas é só usar alguns cravos para montar as carinhas em cada pera. Elas podem ser guardadas na geladeira por até uma semana, imersas na calda, em um pote com tampa.

——————————
Em 2014: Minhocas de gelatina
Em 2015: Maçã envenenada
Em 2016: Pão Cthulhu