Black velvet, drink do #cozinhadebruxa

Black Velvet é um drink fácil com apenas dois ingredientes e ainda assim com muitos resultados diferentes possíveis!

black velvet

Esse drink é uma raridade aqui no Cozinha: tem história, nome do criador, data e tudo mais! Então comecemos por aí. O black velvet foi criado em 1861, no bar do Brook’s Club, em Londres. Pela história que corre o drink foi feito como uma homenagem de luto pela morte do Príncipe Albert, consorte da Rainha Vitória. Daí a cor escura do drink: preto, cor do luto.

Na sua origem, e na maioria das composições, é feito servindo em uma caneca alta uma parte de cerveja stout e uma parte de vinho espumante. Daí o grande número de variações possíveis. Pra cada stout e pra cada espumante no mundo é possível fazer um black velvet diferente. E pra quem está se perguntando o que é uma stout: é um tipo de cerveja feita com a chamada fermentação de topo. Isso quer dizer que a fermentação acontece em temperatura morna. Mas o importante de saber é que o resultado é uma cerveja com teor alcoólico mais alto e com o chamado corpo médio ou alto. Resumindo bem: uma cerveja preta, forte e nem um pouco “rala”.

Mas o importante mesmo de saber é algo que sempre é repetido nesse site: o drink é seu e você faz com a cerveja que você quiser. É claro que pra ser um black velvet é bom que seja cerveja escura. Mas eu já fiz com aquelas de supermercado, de marcas mais simples e deu certo e ficou gostoso. E toda essa filosofia vale pro espumante também. Pelo visto o tradicional seria usar Champagne; por aqui vamos de o melhor espumante nacional que o bolso der conta no momento. E tá tudo certo também!

Black Velvet

Cerveja Preta
Espumante

Encha metade de uma taça alta com a cerveja e complete com o espumante. Sirva em seguida.

——————————
Em 2017: Aranha de pizza