Crumpets ingleses, ou panquecas diferentes

Crumpets são um misto entre pãozinho e panqueca, típicos das terras britânicas, e com textura e sabores únicos! Prepara a frigideira e bora fazer um lanche diferente!

crumpets

Eu adoro uma desculpa pra fugir do pão francês de todo dia. Se for em forma de panqueca, melhor ainda! E quando vi esses crumpets fiquei muito curiosa: parecia uma mini panqueca inflada, além da conta… Quando fui ler a receita, a curiosidade só aumentou: panquecas feitas com fermento biológico?!?!

Então fui pesquisar, e achei muita coisa. Parece que em 1300 e lá vai bolinha já tinha referências a um tal krampouezh, termo meio celta para um bolo chato/fino. Embora tenha gente que fale que o nome vem de crumpled cake, ou seja bolo amassado. E parece mesmo que é um bolinho que alguém amassou, principalmente um tempo depois que sai da frigideira e começa a murchar…

Seja qual for a origem, hoje em dia eles são feitos, normalmente, com 8cm de diâmetro e 2 cm de altura. Essa precisão toda é alcançada graças ao molde usado na hora de fritar/grelhar os crumpets. Sabe aqueles anéis de alumínio para fritar ovo, ou fazer hambúrguer? Ou mesmo um cortador de biscoito grande? Esse tipo de coisa. Eu tentei usar um desses mas achei ele muito grande; como não sabia se ia ficar gostoso, queria fazer umas porções pequenas.  Spoiler: ficou bom e na atualização desse post (no final do texto tem mais dicas) eu conto os truques que usei pra fazer um cortador de biscoito funcionar pra isso.

crumpets

Eu acabei fazendo a mão livre. Meus crumpets não ficaram tão bonitos quanto poderiam, mas fica a dica de que dá pra fazer sem o molde. E já deixo outra dica: se quiser fazer pra comer na hora, deixe eles dourarem bem. Mas se quiser comer mais tarde, não deixe que eles dourem. Na hora que for comer apenas esquente na frigideira e ele ficaram no ponto na hora certa.

Um última coisa: eu dobrei o açúcar da receita original. Primeiro porque gosto de sabores doces. Segundo porque minha ideia, desde o início, era comer ainda quentinho com manteiga (fica ótimo). Mas o original é uma massa mais neutra que aceita bem geleias, xaropes, mel e outras coisas doces como cobertura. Se você prefere uma massa mais neutra pode reduzir a quantidade de açúcar da receita abaixo sem problema algum. Mas se não quiser mexer na receita, também não precisa se preocupar; o crumpets descritos abaixo não ficaram doces em excesso, e acabaram combinando com geleias também.

crumpets

Atualização: esse post (e a receita) são de 2018, mas em 2023 resolvi que ia dar um jeito de fazer os crumpets com o molde. E essa atualização é pra contar como eu fiz, e pra dizer que as fotos novas mostram crumpets feitos com molde, e servidas com requeijão e mel.

O jeito que deu melhor pra mim foi usando uma chapa de ferro, mas você pode usar uma frigideira de outro material se preferir. Se for usar uma antiaderente lembre de usar materiais próprios pra ela. Eu untei a chapa e a parte de dentro do molde com óleo vegetal. Depois de preencher o molde com a massa e ela ficar no ponto, primeiro uso uma espátula pra soltar a panqueca da chapa, então com uma pinça de carne viro o molde, com a massa dentro, e enquanto ela doura do outro lado uso uma faca sem serra pra soltar o crumpet do molde. Só então retiro o molde sem problemas. Dá trabalho, mas a diferença na textura vale a pena!

Crumpets – original aqui

1 xícara de farinha de trigo
1 colher sopa de fermento biológico seco
175ml de leite morno
1 colher de chá de açúcar
75ml de água morna
1/4 colher chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher chá de sal

Em uma vasilha mistura o fermento com a farinha e o açúcar; adicione o leite e misture bem, até a massa ficar lisa. Cubra a vasilha e deixe descansando por cerca de 20min, até a massa estufar e começar a murchar.

Em outra vasilha misture a água com o bicarbonato e o sal, até dissolver tudo. Aos poucos, vá adicionando essa mistura a massa descansada. Talvez não precise usar tudo, mas eu precisei, o ponto é quanto a massa estiver parecendo mais um creme que uma massa. E ela começa a ficar elástica também. Cubra novamente e deixe descansar por mais 20min.

Aqueça uma frigideira, ou uma chapa, e faça as panquequinhas. Pra isso unte a superfície e o interior de um aro de aço (ou cortador de biscoito) de cerca de 8cm. Com o cortador sobre a frigideira encha com a massa e espere até as bolhas aparecerem na superfície da massa. Então vire o molde para dourar o outro lado da panqueca. Passe uma faca sem serra, ou uma espátula pequena, entre o cortador e a panqueca pra soltar e só então retire o cortador. Se precisar deixe a panqueca dourar mais um pouco e pronto. Unte o cortador a cada panqueca pra evitar que a massa grude.

Se não tiver o molde apenas tente fazer um círculo com umas duas colheradas de massa. Espere a parte de baixo dourar, e a de cima ter bolhas, de formando antes de virar. Isso deve demorar cerca de 4-5minutos para cada lado. Depois que os dois lados estiverem dourados retire da frigideira e sirva.

————————
Em 2015: Torta de frutas vermelhas e Negresco
Em 2016: Drink de limoncello