Bolo temperado de mel

Mais um bolo simples, desses bons pra acompanhar uma xícara de chá ou café. Mas nesse mel e especiarias se juntam e fica tudo melhor.

Essa receita veio do Technicolor Kitchen e eu já comecei a gostar quando não pensei em mudar a receita… É claro que isso não funcionou e eu acabei fazendo pequenas alterações, mas deixo claro que foi só porque era realmente necessário. Até a essência de baunilha eu quis colocar, mas tinha acabado aqui em casa e eu tava doida pra fazer o bolo.

No restante da receita eu só adaptei as medidas para xícaras e colheres. Faço isso sempre por aqui primeiro porque minha velha balança não é muito confiável, e segundo porque muita gente não tem balança e gosto de ver se dá pra fazer as receita mesmo assim. Essa deu: as proporções estão ligeiramente distorcidas por conta da conversão mas o bolo ficou muito bom.

E por último: se você não gosta de canela ou de noz moscada… experimenta mesmo assim porque fica um bolo (simples) de mel delicioso.

Bolo temperado de mel – original aqui

50g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
4 colheres sopa de açúcar
1 ovo
6 colheres sopa de mel
1 xícara + 2 colheres sopa de farinha de trigo
3/4 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
1/4 colher de chá de canela em pó
1/4 colher de chá de noz moscada
cerca de 2 colheres sopa de leite – se preciso

Em uma vasilha peneire a farinha com o fermento, o sal e as especiarias, e reserve.
Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme bem fofo. Ainda batendo acrescente o ovo e, em seguida, o mel.

Continue batendo e vá acrescentando aos poucos os ingredientes peneirados. Caso a massa esteja muito pesada acrescente o leite. Se a massa estiver leve não precisa.
Transfira para uma forma de bolo inglês, untada e enfarinhada, e leve ao forno aquecido a 180° até dourar. Espere esfriar um pouco antes de desenformar.

———————–
Em 2015: Costela na Pressão

Salvar

Salvar