Gin Sour bem simples e fácil

Gin Sour é, como o nome indica, mais um clássico da família dos sours que tem sabores potentes mas de forma surpreendente nem um pouco amargos.

gin sour

Então começo explicando o que é um sour: essa família de drinks é toda feita com a mesma base, uma mistura de limão e açúcar que mais parece uma limonada super potente. A maioria ganha o nome da birita escolhida + sour; já alguns ganham nomes especiais, tipo as margaritas. A espuma que você vê no copo é, na maioria das vezes, opcional; mas ela deixa o drink mais suave, tanto na textura quanto no sabor.

E no caso específico do Gin Sour, eu aconselho manter a espuma. É que pra bebidas mais neutras, como a vodka, ou florais, como a tequila, realmente a espuma faz mais diferença na textura que qualquer coisa. Mas o Gin tem um sabor bem forte e presente e, por mais que ele combine bem com o limão, a espuma acaba deixando tudo bem mais equilibrado.

Agora, essa espuma é feita tradicionalmente com clara de ovo crua; pois é eu sei que muita gente não gosta dessa ideia. Eu tenho usado albumina em pó, dica do Caio do Refogado. Pra hidratar essa albumina eu coloco partes iguais dela e de água e misturo bem com um fouet. Tem quem prefira usar claras pasteurizadas, e conheço veganos que usa, aquafaba; nunca experimentei nenhuma dessas opções então se você já, por favor, conta nos comentários como que faz??

Gin Sour – original aqui

45ml de Gin
30ml de Limão
20ml de Xarope simples
15ml de Albumina hidratada*
1 cereja para servir

*opcional, mais informações sobre como fazer e/ou substituir no texto acima

Em uma coqueteleira cheia de gelo, bata o Gin com o limão e o xarope. Quando tudo estiver gelado coe em um copo e descarte o gelo, exceto um pedaço pequeno (com menos de 1cm). Volte a bebida para a coqueteleira, com aquele pedaço de gelo e a albumina. Bata novamente por pelo menos 30 segundos, então sirva em um copo curto, sem coar. Guarneça com a cereja e sirva em seguida.

Se você tiver um agitador para bater albumina, como um desses, pode ignorar aquele pedaço de gelo no meio do processo. Também dá pra fazer o seu, caseiro, apenas enrolando um pouco de arame (devidamente higienizado) no formato de uma bolinha.

————————————
Em 2015: Beermosas
Em 2017: Farinha de Fubá torrado
Em 2019: Bolo de Espinafre com Chocolate