Float, flutuador, quase uma vaca-preta…

Float é um tipo de drink, alcoólico ou não, que consiste em servir uma bebida gelada com uma bola de sorvete que acaba flutuando no copo. E o de hoje é com sorbet de limão!

float

Mas antes, vamos do início. Como qualquer receita antiga, o float também tem origens incertas. E dá pra contar, pelo menos, umas 3 histórias diferentes sobre como alguém decidiu que era uma boa ideia colocar sorvete em um copo de soda. Mas o que se sabe é que desde o final do século 19 já tinha gente fazendo isso. E, bom, float significa flutuante, flutuador, flutuar, tudo relacionado à bola de sorvete flutuando na bebida.

Pula algumas muitas décadas e eu bem me lembro de na infância ter vaca-preta no verão: uma taça com sorvete de baunilha (ou creme) e um bocado de Coca-Cola por cima. A grande diferença é que aqui em casa era mais sorvete que refrigerante. E claro que tinha variações no sabor do sorvete e no refrigerante. Por aqui a gente continuava chamando de vaca-preta ou mudava a cor de acordo com o refrigerante usado. E lá fora a ideia continua, mudando a cor do float de acordo com a combinação.

Tem lugares, oi Austrália, que chamam de Spider (aranha) porque a espuma que se forma tem um efeito teia de aranha. Quem sabe no Halloween

Bom, mudanças a parte chegamos no nosso float de hoje! No lugar do sorvete entra o sorbet de limão. E no lugar do refrigerante usei a base tradicional na soda italiana: água com gás e xarope. Pode ser qualquer xarope? Pode, mas eu preferi a grenadine caseira que tinha na geladeira. A versão de hoje é sem álcool, mas sempre dá pra acrescentar a birita favorita. Ou trocar o xarope por algum licor… E aí? Qual o seu float favorito?

Float

2 bolas de sorbet de limão
1 colher sopa de xarope – usei grenadine
Água com gás

Coloque o sorbet em um copo alto, cubra com o xarope e complete com a água com gás. Sirva em seguida.

——————————–
Em 2015: Pudim de pão que parece bolo
Em 2016: Pão de ló sem glúten