Cupcake de cenoura com brigadeiro

Cupcake de cenoura super fofinho com cobertura de brigadeiro bem denso e cremoso e o que eu mudei pra conseguir essas texturas.

cupcake de cenoura

Primeiro o cupcake de cenoura, ou melhor: o bolo de cenoura. Eu acho que a base do bolo de cenoura tradicional brasileiro é a mesma no país inteiro. Bate cenoura, ovos, óleo e açúcar no liquidificador, e depois mistura com farinha e fermento numa tigela antes de ir pro forno. Tem versões sem açúcar, sem glúten, veganas, com cenoura ralada, cozida… Mas a base tradicional costuma ser essa.

Só que mesmo seguindo essa base dá pra variar bastante o resultado do bolo só variando as quantidades de ingredientes e os formatos de forma. Por exemplo, a maioria das receitas que eu vejo pede 250g de cenoura pra 2 xícaras de farinha de trigo, é assado em forma redonda com furo no meio. Essa combinação dá um bolo alto, bem estruturado e fofinho. Aqui em casa a gente faz com 500g de cenoura e assa no tabuleiro. Isso dá um bolo que esfarela muito menos mas que também é muito mais denso e úmido. Nenhum tá certo ou errado, é questão de preferência.

cupcake de cenoura

Esses cupcakes tem menos cenoura que o bolo da minha família justamente porque eu queria um resultado mais fofinho.

Já no caso da cobertura, o mais comum é escolher ou o brigadeiro ou a ganache; embora o chocolate puro, derretido direto no bolo tenha ganhado público recentemente. De novo, o meu favorito é a calda com achocolatado e açúcar, derramada ainda quente, no bolo quente e já cortado. Ela afoga o bolo e ele vira quase um pudim de cenoura com chocolate. De novo, nenhum errado, só objetivos diferentes.

Pra esse cupcake de cenoura a cobertura foi o brigadeiro que mais tenho gostado de fazer: leite condensado, chocolate em barra e um tico de manteiga. Ele fica mais cremoso e mais firme que o feito com chocolate em pó, e isso pra cupcakes é ótimo! Mais uma vez: nada de certo ou errado, apenas diferentes. O brigadeiro com chocolate em pó ainda é meu favorito pra comer de colher.

Agora antes da receita, só falta falar das forminhas. Eu usei forminhas de papel porque elas facilitam muito a vida na hora de tirar foto. Se você for dar de presente ou vender elas também são essenciais. Mas se for fazer pra comer em casa e tiver forminhas de silicone, elas são uma opção mais (digamos) ecológica. Dá pra deixar cada cupcake nelas até a hora de comer pra evitar que ressequem, sem gerar lixo. E claro, se preferir, dá pra só untar e enfarinhar a forma de cupcakes que também dá certo.

cupcake de cenoura

Cupcake de Cenoura com Brigadeiro

1 1/4 xícara de açúcar
300g de cenoura
4 ovos
6 colheres sopa de óleo
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher sopa de fermento em pó
15 forminhas de cupcake de papel ou silicone – mais sobre isso no texto

Ligue o forno a 220C pra ir esquentando e garantir cupcakes altos.
No liquidificador junte a cenoura em pedaços, os ovos, o óleo e o açúcar e bata até ficar homogêneo. Em outra vasilha misture a farinha com o fermento. Junte a mistura de cenoura na farinha e misture delicadamente até formar uma massa homogênea. Divida essa massa entre as forminhas e leve ao forno até assar completamente. Espere esfriar antes de confeitar.

1 lata de leite condensado (395g)
100g de chocolate meio amargo
15g de manteiga
granulado

Em uma panela junte o leite condensado com a manteiga e o chocolate e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até começar a soltar da panela. Espere esfriar antes de cobrir os cupcakes com ele e, então, com o granulado.

cupcake de cenoura

—————————
Em 2017: Rocambole Bicolor
Em 2019: Rum Colorido