Bombom de milho, de mais de um jeito

Bombom de milho com um recheio super cremoso e uma casquinha crocante de chocolate. Dois jeitos de fazer, e mais uma ou outra ideia…

bombom de milho

Essa é mais uma receita que veio de um caderninho de receitas de uma família que não é a minha; o mesmo dessas rosquinhas deliciosas. E, do mesmo jeito que as tais rosquinhas, esse bombom de milho veio em medidas caseiras e com instruções feitas pra quem conhecia a receita. Acabei tendo que improvisar um pouco mas, como no caso das rosquinhas, acabei gostando muito do resultado!

O recheio é um brigadeiro de milho, caso você não seja purista. Por aqui considero brigadeiro quando vai chocolate, mesmo que branco ou em pó; e docinho quando é só leite condensado. Nesse creme de milho não vai chocolate, mas o sabor tem aquele adocicado e aquela cremosidade típicos de brigadeiro. Então chame do que preferir.

bombom de milho

Aliás, esse creme de milho é tão gostoso que se você não tiver ânimo pra fazer bombons, faça apenas o creme. Deixe o creme molinho e divida em potinhos, pra comer depois, como se fosse um curau. Ou deixe secar mais, com a textura próxima a de brigadeiro mesmo, enrole e passe cada docinho em coco ralado e tá pronto pra festa. Falando em coco, ele é opcional tá? Quem não gosta pode só pular essa parte que dá tudo certo.

Por último o chocolate da casquinha desse bombom de milho. Eu prefiro trabalhar com forminhas de bombom, dessas que é só desenformar o doce pronto depois. Mas a receita original fala em enrolar o recheio e depois banhar em chocolate. Independente do que você escolher, a quantidade de chocolate vai variar de acordo com a espessura da cobertura. Então o valor na receita abaixo é mais uma estimativa. E seja lá qual for o método que você escolher, tempere o chocolate. Isso faz toda a diferença. O método que eu prefiro é derreter em banho-maria e esfriar em banho-maria inverso; mas vale usar micro ondas, geladeira, mármore, manteiga de cacau…

bombom de milho

E pra quem não sabe temperar, tem esse post onde explico melhor, mas é basicamente: derreter o chocolate, esfriar, e esquentar depois. As temperaturas variam de chocolate pra chocolate, e dá pra seguir essa tabela que eu fiz baseada num post da Dani Noce. E claro, qualquer dúvida é só falar nos comentários!

tabela de temperaturas do chocolate

Atualização: em 2022 fui refazer essa receita com a intenção gravar o passo a passo pro YouTube e fazer fotos mostrando as duas opções, tanto os bombons quanto os potinhos. Só que eu me atrapalhei toda na hora de fazer as casquinha e acabei com um chocolate não temperado que grudou na forma… O vídeo foi ao ar mesmo assim, mostrando a opção dos potes com coco ralado no topo, que é essa foto abaixo. O vídeo eu deixei depois da receita.

Bombom de Milho

1 1/2 xícara de leite
200g de milho (1 lata)
1 lata de leite condensado (390g)
50g de coco ralado
25g de manteiga sem sal
cerca de 600g de chocolate*

*veja mais sobre no texto acima

Bata o milho no liquidificador com o leite até triturar bem. Passe por uma peneira para ficar bem liso e transfira para uma panela. Junte o leite condensado, a manteiga e o coco ralado. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até cozinhar e ficar parecendo um mingau, se for usar casquinhas de chocolate; ou até ficar igual brigadeiro de enrolar, se for banhar os bombons. Transfira para um prato, cubra com plástico filme, e leve para a geladeira.

Se for usar casquinhas de chocolate: derreta e tempere o chocolate. Faça uma camada de chocolate nas forminhas, leve para a geladeira por 15min. Faça uma segunda camada e volte na geladeira por mais 10min. Recheie as casquinhas com o brigadeiro de milho e cubra com o restante do chocolate. Se ele tiver começado a endurecer nesse período, é só derreter e temperar novamente. Deixe os bombons na geladeira por mais 1h antes de desenformar.

Se for banhar os bombons: Derreta e tempere o chocolate em uma vasilha onde possa banhar os bombons. Modele os brigadeiros de milho em bolinhas no tamanho desejado. Banhe cada bombom no chocolate e deixe endurecendo em uma tábua/forma com papel manteiga, na geladeira. Se achar necessário, depois de 15min faça uma segunda camada e chocolate e deixe que os bombons na geladeira por mais 1h.

Derreta o chocolate branco com um pouco de corante amarelo, e tempere. Coloque em um saquinho de plástico* e faça um pequeno corte na ponta. Faça movimentos de zigue-zague por cima dos bombons, formando as listras de enfeite.

*Por aqui chamamos de saquinho de chup-chup, mas também atende por sacolé, geladinho, entre outros.