Mané pelado e algumas variantes – #cozinhajunina

Mané Pelado é bolo de mandioca com queijo e coco, típico de Minas Gerais e Goiás e é um quitute com cara de festa junina que pode ser feito o ano todo!

mané pelado

Começando pelo nome estranho? Quando a gente caça, a informação que chega é que seria inspirado num moço que colhia mandioca pelado. Tem fonte? Não tem fonte. Parece drink estrangeiro, cheio de lendas e nada de confirmação. A questão é que o nome ficou e o mané pelado virou bolo.

Bolo sem glúten pra quem gosta desses detalhes, mas com bastante lactose e gordura. Então não, não estamos lidando com uma receita fit, vegana, restritiva ou qualquer coisa parecida. Tá mais pra comida de vó mesmo. E como toda boa comida de vó, não tem uma única receita oficial, embora todas sejam um pouco parecidas. A grande mudança que acontece são as proporções que variam e mudam a textura final do bolo! Por exemplo, a receita abaixo eu já vi com 500g de mandioca e com 1kg. A diferença é que com 500g o bolo fica mais leve e com uma consistência de pudim, além de ligeiramente menor. E com 1kg ele fica mais massudo, mais pesado e ligeiramente maior. É claro que dá pra variar de acordo com quanta mandioca você tiver e como você preferir.

Também dá pra diminuir a mandioca e aumentar o coco por exemplo. Vai mudar ligeiramente o sabor e a textura mas vai continuar dando certo. O meu levou mais ou menos 1/2 coco seco, você pode usar 1 inteiro, e diminuir um pouco a mandioca por exemplo. Outra mudança que dá pra fazer com o coco é o tamanho do ralo. Eu usei coco fresco e passei na parte larga do ralador. O resultado é um bolo “pedaçudo” que a gente fica um tempão mastigando e que fica com essa crosta linda. Se você usar um coco ralado de pacotinho bem fininho o bolo ficará mais delicado e lisinho. Entende como dá pra ir brincando?

mané pelado

Um último ingrediente, que não deixa de ser importante: o queijo! A maioria das receitas que eu vi falava pra usar o Canastra, um queijo curado com origem controlada que eu tenho a sorte de encontrar facilmente aqui. Menos na semana que eu resolvi fazer o bolo! Acabei fazendo com um meia cura simples e o bolo continuou delicioso. Não garanto a textura com outros queijos tipo mussarela, e não sei o quão difícil é encontrar minas meia cura em outros cantos do país. Então tô estudando outras opções pra deixar aqui. Assim que tiver essas informações eu atualizo esse post, E se você tiver essas informações e puder contar nos comentários eu agradeço!

E não tem receita original no título dessa receita porque eu acabei usando várias muito parecidas como base e adaptando pro meu gosto. Mas a título de curiosidade, as que mais se parecem são a do Panelinha e a do livro A Química do Bolo…

Mané Pelado

1kg de mandioca*
1 1/2 xícara de queijo minas meia cura*
4 ovos
2 xícaras de açúcar
100g de coco ralado*
30g de manteiga
2 3/4 xícaras de leite
1 pitada de sal
manteiga e fubá para a forma

*mais sobre essas quantidades e o9utros detalhes no texto cima

Unte uma forma de 22x33cm com manteiga e cubra com fubá. Ligue o forno a 200C. Rale a mandioca e coloque tudo num pano. Aperte o pano até retirar todo o caldo da mandioca, ele não é usado nessa receita. Também rale o queijo e reserve.

Em uma vasilha bata os ovos com o açúcar, o sal e a manteiga até ficar uma mistura homogênea. Adicione os outros ingredientes misturando bem. Fica uma massa estranha, meio líquida e disforme, é assim mesmo. Transfira essa mistura para a forma preparada e alise, espalhando bem os pedaços por toda a forma. Leve para o forno até dourar. Fica um bolo bem úmido mesmo e, apesar de ser uma delícia quente, é bom esperar esfriar um pouco pra cortar para que chegue a textura final.

—————————
Em 2017: Broinhas de Fubá
Em 2019: Drink de Abóbora